Temperatura e tempo de refrigeração de pupas de Anticarsia gemmatalis (Lepidoptera: Noctuidae) afetam parâmetros biológicos de Trichospilus diatraeae (Hymenoptera: Eulophidae)?

Autores

  • Patrik Luiz Pastori Universidade Federal do Ceará
  • José Cola Zanuncio Universidade Federal de Viçosa
  • Fabricio Fagundes Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Dirceu Pratissoli Universidade Federal do Espirito Santo
  • Paulo Roberto Cecon Universidade Federal de Viçosa
  • José Eduardo Serrão Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1493

Palavras-chave:

Parasitoides, Criação massal, Armazenamento, Baixa temperatura, Hospedeiro alternativo.

Resumo

O desenvolvimento de parasitoides em hospedeiros conservados em baixa temperatura, sem perda da qualidade, é importante para criações massais e, por isso, a reprodução de Trichospilus diatraeae Cherian & Margabandhu (Hymenoptera: Eulophidae) foi avaliada em pupas de Anticarsia gemmatalis (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae) após armazenamento a 0oC ou 5oC. No experimento um, pupas de A. gemmatalis, com até 24 horas de idade, foram armazenadas a 0oC, 5oC ou 25oC (testemunha) por um, três, seis, nove ou 12 dias e expostas ao parasitismo por 10 fêmeas de T. diatraeae por 24 horas. No experimento dois, pupas de A. gemmatalis, com até 24 horas de idade foram expostas ao parasitismo por 10 fêmeas de T. diatraeae por 24 horas e, posteriormente mantidas a 25oC até o parasitoide atingir o estágio de pupa, quando foram armazenados a 0oC, 5oC ou 25oC (testemunha) por um, três, seis, nove ou 12 dias. No experimento um, o parasitismo de T. diatraeae em pupas armazenadas de A. gemmatalis foi superior a 90%, exceto a 25oC por 12 dias. A emergência, o número de indivíduos e a longevidade dos descendentes machos e fêmeas da geração F1 reduziram com o armazenamento (0oC ou 5oC). No experimento dois, o armazenamento de parasitoides a 5oC por um dia aumentou a emergência, não alterou o período de duração do ciclo de vida com o número de indivíduos semelhante a testemunha. A razão sexual e a largura da cápsula cefálica de machos e de fêmeas de T. diatraeae foram semelhantes a testemunha nos experimentos. Armazenar a frio (0oC ou 5oC) pupas de A. gemmatalis não parasitadas ou contendo o estágio imaturo (pupa) do parasitoide no seu interior, por mais de um dia, afeta negativamente a reprodução de T. diatraeae.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrik Luiz Pastori, Universidade Federal do Ceará

Prof. da Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE.

José Cola Zanuncio, Universidade Federal de Viçosa

Prof. da Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Fabricio Fagundes Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Prof. da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados, MS.

Dirceu Pratissoli, Universidade Federal do Espirito Santo

Prof. da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Alegre, ES.

Paulo Roberto Cecon, Universidade Federal de Viçosa

Prof. da Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

José Eduardo Serrão, Universidade Federal de Viçosa

Prof. da Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Pastori, P. L., Zanuncio, J. C., Pereira, F. F., Pratissoli, D., Cecon, P. R., & Serrão, J. E. (2013). Temperatura e tempo de refrigeração de pupas de Anticarsia gemmatalis (Lepidoptera: Noctuidae) afetam parâmetros biológicos de Trichospilus diatraeae (Hymenoptera: Eulophidae)?. Semina: Ciências Agrárias, 34(4), 1493–1508. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1493

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)