Isolados de fungos entomopatogênicos visando ao controle da broca da erva-mate (Hedypathes betulinus) Kluger (Coleoptera; Cerambycidae)

Autores

  • André Luis Pereira Fanti Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luis Francisco Angeli Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1467

Palavras-chave:

Controle microbiano, Ilex paraguariensis, Controle biológico.

Resumo

A erva-mate é uma cultura importante da região sul do Brasil, Argentina e Paraguai, tendo grande importância sócio-econômica e ambiental. Com a escassez de ervais nativos, a cultura da erva-mate passou a ser cultivada em sistema de monocultivo e como consequência, alguns insetos tornaram-se pragas, sendo a broca, Hedypathes betulinus, muito importante. A fim de incrementar o controle biológico na cultura, o objetivo deste trabalho foi selecionar em laboratório os isolados mais virulentos de 32 isolados do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. e 18 isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok.. Inicialmente, avaliou-se a virulência dos isolados imergindo adultos da broca da erva-mate em suspensão fungica contendo 1×108 conídios mL-1, e posteriormente os que obtiveram maior mortalidade confirmada, foram selecionados para segunda etapa, na qual avaliou-se a virulência e crescimento vegetativo, produção de conídios em meio de cultura, arroz e em cadáveres de broca. Destacaram-se três isolados de B. bassiana (UNIOESTE 4, UNIOESTE 52 e UNIOESTE 64), e um de M. anisopliae (IBCB 352), atingindo mortalidade confirmada igual ou superior a 90% na primeira etapa, sendo estes selecionados para etapa posterior, juntamente com isolado padrão, CG 716. O isolado IBCB 352 de M. anisopliae, apesar de ser o único da espécie a ser selecionado para a segunda etapa, provocou a maior mortalidade confirmada e conidiogênese em cadáveres de broca, indicando uma elevada produção de inóculo, sendo este, o indicado para a campo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Luis Pereira Fanti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Biólogo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Câmpus de Cascavel, Cascavel, PR.

Luis Francisco Angeli Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

D.Sc., Prof. da UNIOESTE, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Câmpus de Cascavel, Cascavel, PR.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Fanti, A. L. P., & Alves, L. F. A. (2013). Isolados de fungos entomopatogênicos visando ao controle da broca da erva-mate (Hedypathes betulinus) Kluger (Coleoptera; Cerambycidae). Semina: Ciências Agrárias, 34(4), 1467–1478. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1467

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>