Componentes produtivos do trigo afetados pela densidade de semeadura e aplicação de regulador vegetal

Autores

  • Samuel Luiz Fioreze Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Domingos Rodrigues Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p39

Palavras-chave:

Triticum aestivum L., Perfilhamento, Acúmulo de matéria seca, Folha bandeira, IBA GA KT, Etil-Trinexapac.

Resumo

Melhorar as características produtivas de plantas cultivadas através de práticas de cultivo é um dos principais desafios da pesquisa frente à crescente demanda de alimentos em nível mundial. O presente trabalho teve por objetivo estudar as características morfofisiológicas e suas relações com os componentes da produção e a produtividade da cultura trigo em função da densidade de semeadura e da aplicação de reguladores vegetais. O experimento de campo foi conduzido em delineamento experimental de blocos casualizados em esquema de parcelas sub-divididas com quatro repetições. As parcelas foram formadas por quatro densidades de semeadura (30, 50, 70 e 90 plantas m-1) enquanto as sub-parcelas foram formadas pela aplicação de reguladores vegetais [controle, (IBA+GA+KT), Etil-Trinexapac e (IBA+GA+KT) + Etil-Trinexapac]. Foram avaliados o acúmulo de matéria seca, a altura de plantas, a distância entre fonte e dreno, as trocas gasosas e a produtividade da cultura. A aplicação de Etil- Trinexapac resultou em diminuição da altura de plantas, da distância fonte-dreno e do desenvolvimento da folha bandeira, sem afetar a produtividade da cultura. A densidade de semeadura afetou o acúmulo de matéria seca de plantas, sendo que o maior acúmulo de matéria seca na fase de antese teve efeito positivo direto nos componentes da produção e na produtividade da cultura nas menores densidades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samuel Luiz Fioreze, Universidade Federal de Santa Catarina

Engº Agrº, Prof. Auxiliar, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Deptº de Ciências Agronômicas, Curso de Agronomia, Curitibanos, SC.

João Domingos Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Engº Agrº, Prof. Titular, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Deptº de Botânica, Instituto de Biociências. Distrito de Rubião Júnior, Botucatu, SP.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Como Citar

Fioreze, S. L., & Rodrigues, J. D. (2014). Componentes produtivos do trigo afetados pela densidade de semeadura e aplicação de regulador vegetal. Semina: Ciências Agrárias, 35(1), 39–54. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p39

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>