Vestuário sustentável: análise das características do modo de produção Slow Fashion em empresas brasileiras

Autores

  • Marcia Meira Berti Fiorin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alyne Sehnem Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lauro Francisco Mattei Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2020v8n1p75

Palavras-chave:

Slow Fashion, Produção de vestuário sustentável, Desenvolvimento sustentável.

Resumo

O slow fashion é o modo de produção de vestuário baseado nos princípios da sustentabilidade, e preconiza uma maior consciência dos impactos dos produtos sobre os trabalhadores, a comunidade e o ecossistema, além de incentivar a transparência em todas as etapas do produto ao longo da cadeia de abastecimento e produção. Com o objetivo de identificar as características das empresas alinhadas ao modelo de produção slow fashion realizamos uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, em empresas brasileiras de vestuário alinhadas a esse conceito. Os dados demonstram que as características desse modelo são: uso de fibras orgânicas e ecológicas; os produtos são feitos para durar; a produção é mais lenta em relação ao modelo dominante; busca reduzir a poluição em todo o processo produtivo; valoriza a cultura e métodos tradicionais de produção; incentiva o consumo consciente; utiliza métodos tradicionais de produção; a mão de obra é preferencialmente local, com remuneração justa. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Meira Berti Fiorin, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Administração UEM/UEL (2010); Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGA-UFSC)

Alyne Sehnem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração (2011) pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGA-UFSC),  

Lauro Francisco Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-Doutor pela Universidade de Oxford. Professor associado no Curso de Graduação em Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Fiorin, M. M. B., Sehnem, A., & Mattei, L. F. (2020). Vestuário sustentável: análise das características do modo de produção Slow Fashion em empresas brasileiras. Organizações E Sustentabilidade, 8(1), 75–91. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2020v8n1p75

Edição

Seção

Artigos