Gestão da cadeia de suprimentos com foco em sustentabilidade e inovação: perfil das publicações em revistas e congressos brasileiros

Autores

  • Dafne Oliveira Carlos de Morais Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV, Brasil.
  • José Carlos Barbieri Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n2p43

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Inovação, Gestão da cadeia de suprimentos, Levantamento bibliométrico.

Resumo

O estudo analisa o perfil das pesquisas nacionais sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos com foco em sustentabilidade e inovação, publicadas em congressos de Administração e Engenharia de Produção e em Revistas Qualis A1 a B3, entre 2008 e 2014. Os artigos foram analisados quanto ao ano; congresso/revista; autoria (com rede de parcerias via Ucinet); tipo; metodologia; setor; abordagem teórica; autores mais referenciados; pilares da sustentabilidade; e se considera sustentabilidade e/ou inovação. Foram avaliados 78 artigos. Os anos de 2013 e 2014 são os mais prolíferos. Poucos autores predominam, concentrados em poucas IES. Poucos abordam temas atinentes à inovação, e menos ainda em inovação e a sustentabilidade. Majoritariamente tratam de um ou dois pilares da sustentabilidade, apenas 7% abordaram os pilares econômico e social juntos. A pesquisa mostrou lacunas no campo, mas evidenciou indícios de que caminha para sua consolidação, tendo como base parâmetros da literatura especializada. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dafne Oliveira Carlos de Morais, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV, Brasil.

Doutora em Administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV, Brasil.

José Carlos Barbieri, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV, Brasil.

Doutor em Administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV, Brasil.

Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

Morais, D. O. C. de, & Barbieri, J. C. (2019). Gestão da cadeia de suprimentos com foco em sustentabilidade e inovação: perfil das publicações em revistas e congressos brasileiros. Organizações E Sustentabilidade, 7(2), 43–61. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n2p43

Edição

Seção

Artigos