Gestão ambiental e sua estrutura administrativa na universidade federal de lavras (UFLA): um estudo documental sob a ótica da agenda ambiental na administração pública (A3P)

Filipe Egídio Dias do Prado, Sabrina Soares da Silva, Paulo Fernando Taveira Maselli

Resumo


Pretendeu-se, neste trabalho, descrever ações de gestão ambiental desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob a ótica da A3P, e analisar a estrutura administrativa da UFLA para a articulação da gestão ambiental. Para tanto, a pesquisa foi caracterizada como abordagem qualitativa e utilizou-se como método a análise documental, sendo escolhidos os seguintes documentos: o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA (PDI/UFLA 2011 -2015), um texto sobre a gestão ambiental redigido pela UFLA e o Regimento Interno da Diretoria de Meio Ambiente (DMA/UFLA). Posteriormente, foram realizadas pesquisas por palavras-chave na página de notícias do site institucional da UFLA. As ações de gestão ambiental desenvolvidas pela UFLA, alinhadas com os eixos temáticos da A3P, se concentraram nos dois primeiros eixos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos e gestão adequada dos resíduos gerados. Entretanto, nos outros três eixos, pouco ou nada foi encontrado.


Palavras-chave


Gestão ambiental; Instituições de ensino superior; Administração pública.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p87

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


AS SUBMISSÕES PARA ESTE PERIÓDICO FORAM DESCONTINUADAS. DETALHES NA CAPA: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ros/index

ISSN: 2318-9223

 

QUALIS-CAPES: B5 - ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO

Indicadores e diretórios: