Análise das aplicações metodológicas de orçamento participativo em instituições públicas de ensino superior brasileiras

Autores

  • Fernando Henrique Oliana
  • Sandro César Bortoluzzi

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n0p35

Palavras-chave:

Orçamento participativo, Instituições públicas de ensino superior, Orçamento público, Gestão universitária participativa.

Resumo

Este estudo objetiva analisar as diferentes aplicações metodológicas de Orçamento Participativo em instituições públicas de ensino superior brasileiras (IPES). Para tanto, discorre inicialmente sobre o orçamento público como instrumento de controle social. A seguir, apresenta o instrumento de Orçamento Participativo (OP) e suas possíveis contribuições quando aplicado às IPES. Na seção seguinte, por meio de pesquisa bibliográfica, levanta as diferentes metodologias de OP aplicadas em IPES e analisa a ocorrência e o grau de promoção de uma gestão orçamentária transparente e amplamente participativa. Os resultados mostram que há limitações a serem contornadas para o atingimento de uma gestão orçamentária efetivamente participativa nas instituições pesquisadas.

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Biografia do Autor

Fernando Henrique Oliana

Mestrando em Administração Pública, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Brasil.

Servidor, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Brasil.

fernando.oliana@gmail.com

Sandro César Bortoluzzi

Doutor em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil.

Professor, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Brasil.

sandro@utfpr.edu.br

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Publicado

2018-10-19

Como Citar

Oliana, F. H., & Bortoluzzi, S. C. (2018). Análise das aplicações metodológicas de orçamento participativo em instituições públicas de ensino superior brasileiras. Organizações E Sustentabilidade, 6, 35–42. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n0p35

Edição

Seção

Artigos