Sustentabilidade e inovação: uma investigação de sua integração em atividades organizacionais

Autores

  • Maíra Oliveira Ruggi Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Thiago Cavalcante Nascimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Andréa Torres Barros Batinga de Mendonça Universidade Federal do Paraná – DAGA/UFPR
  • Tânia Aparecida Magalhães Teixeira Kohn Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n1p5

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Inovação, Atividades organizacionais.

Resumo

O presente artigo investiga a relação entre sustentabilidade e inovação nas ações organizacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram feitas entrevistas em profundidade com gestores de um grupo de organizações ganhadoras do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. Os resultados demonstram que as organizações, embora tenham conhecimento do Triple Bottom Line, ele não é totalmente aplicado, tampouco seus pilares são tratados de forma equânime; ao contrário, existe uma prevalência do pilar econômico nessa relação; o ambiental é relegado ao tratamento de rejeitos e dejetos e o social, ao assistencialismo. Quanto às inovações, os esforços voltados aos produtos e processos são objetivados pelas organizações, além de as inovações incrementais serem a principal tipologia encontrada, evidenciando uma ênfase com relação à viabilidade econômica e rentabilidade futura das inovações. Percebe-se, portanto, que a convergência entre sustentabilidade e inovação ainda é incipiente e muito dentro de ações voltadas à eficiência e não à eficácia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maíra Oliveira Ruggi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Mestranda em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Brasil. Coordenadora Adjunta do Centro de Pesquisa, Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE/FGV, Brasil.

Thiago Cavalcante Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutor em Administração, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – PPGA/UTFPR, Brasil.

Andréa Torres Barros Batinga de Mendonça, Universidade Federal do Paraná – DAGA/UFPR

PhD in Administration, Federal University of Paraná - UFPR, Brazil. Professor of the Department of General and Applied Administration of the Federal University of Paraná - DAGA / UFPR, Brazil.

Tânia Aparecida Magalhães Teixeira Kohn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Mestranda em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Como Citar

Ruggi, M. O., Nascimento, T. C., Mendonça, A. T. B. B. de, & Kohn, T. A. M. T. (2018). Sustentabilidade e inovação: uma investigação de sua integração em atividades organizacionais. Organizações E Sustentabilidade, 6(1), 5–22. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n1p5

Edição

Seção

Artigos