Características do portfólio bibliográfico sobre educação ambiental e educação para a sustentabilidade

Autores

  • Lúcia de Fátima Rebouças de Souza Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Thaiseany de Freitas Rêgo Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Lilian Caporlíngua Giesta-Cabral Universidade Federal Rural do Semi-árido

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p102

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação para a sustentabilidade, Portfólio bibliográfico, Bibliometria.

Resumo

O artigo se propõe a mapear as características do portfólio bibliográfico sobre “Educação Ambiental” e “Educação para a Sustentabilidade” em três grandes eventos da área de Administração: EnANPAD, ENGEMA e Ecoinovar. Nos eventos, identificaram-se sessenta e um artigos que contêm “Educação” no título e tratam de sustentabilidade e/ou meio ambiente. Na análise, observaram-se informações sobre aspectos metodológicos, autores e instituições, sendo esses dois últimos utilizados nos gráficos de redes de cooperação. A dicotomia entre os termos “Educação Ambiental” (EA) e “Educação para a Sustentabilidade” (EpS) comprometeu a definição conceitual dos artigos. Em geral, os autores que optaram por um termo ou outro já tinham sua decisão tomada, têm formação dedicada ao tema que escolheram e desenvolvem ações de ensino, extensão e/ou pesquisa sobre ele. A maioria dos artigos optou pelo uso de EA (70,49%), já 16,39% optaram por EpS e 13,11% intercalavam os termos EA e EpS nos textos.

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Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Rebouças de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Graduanda em Administração, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Brasil.

Bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Brasil.

Thaiseany de Freitas Rêgo, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Doutora em Administração, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, Brasil.

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Brasil.

Lilian Caporlíngua Giesta-Cabral, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Doutora em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brasil.

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Brasil.

Docente do Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Brasil.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Souza, L. de F. R. de, Rêgo, T. de F., & Giesta-Cabral, L. C. (2018). Características do portfólio bibliográfico sobre educação ambiental e educação para a sustentabilidade. Organizações E Sustentabilidade, 7(1), 102–118. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p102

Edição

Seção

Artigos