A percepção dos discentes e dos docentes e um olhar sobre o projeto pedagógico: o que revelam sobre a temática ambiental no curso de administração de uma Universidade Federal?

Autores

  • Josivania da Paz Santos Universidade Federal de Alagoas – UFAL
  • Jose Rodolfo Tenório Lima Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil.
  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas – UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n1p44

Palavras-chave:

Educação para a sustentabilidade, Ensino de administração, Gestão ambiental.

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar como a temática ambiental está inserida no curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas, do Campus Arapiraca. Para tanto, foi realizado um estudo a partir do método de estudo de caso. A coleta dos dados adotou os seguintes procedimentos: aplicação de questionário a discentes matriculados no curso, entrevista com docentes e análise do Projeto Pedagógico. Os resultados mostram que as temáticas ambientais não são contempladas pelas ementas das disciplinas e que aproximadamente 58% dos discentes respondentes afirmam sentir falta da temática. Os docentes entrevistados reconhecem a importância da temática para a formação do futuro administrador, porém consideram que a falta de conhecimento acerca dela seria a principal dificuldade encontrada para o desenvolvimento deste tema. Conclui-se que o curso não inclui, de fato, a temática ambiental na matriz pedagógica, deixando lacunas de conhecimentos e habilidades que serão relevantes para os futuros administradores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josivania da Paz Santos, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Bacharel em Administração, Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Brasil.

Jose Rodolfo Tenório Lima, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil.

Mestre em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil. Professor, Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Brasil.

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutora em Administração, Universidade Federal do Pernambuco – UFPE, Brasil. Professora, Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Como Citar

Santos, J. da P., Lima, J. R. T., & Barbosa, M. A. C. (2018). A percepção dos discentes e dos docentes e um olhar sobre o projeto pedagógico: o que revelam sobre a temática ambiental no curso de administração de uma Universidade Federal?. Organizações E Sustentabilidade, 6(1), 44–61. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n1p44

Edição

Seção

Artigos