Logística reversa: estudo sobre a destinação de pneus inservíveis no município de Prudentópolis-Pr

Autores

  • Edson Luis Kuzma Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Sérgio Luis Dias Doliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Juliana Berg Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Geison Rolf Rezende Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2017v5n2p64

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Logística reversa, Destinação de pneus.

Resumo

A crescente preocupação com os problemas de ordem ambiental, a escassez de matéria-prima e as pressões ambientalistas acirram as responsabilidades das empresas quanto à forma como o mercado promove a logística reversa dos materiais. Termos como reaproveitamento, reutilização e reciclagem de materiais começam a fazer parte dos processos decisórios dos gerentes. Considerando, pois, que o pneu é um produto de difícil decomposição na natureza, seu descarte feito de forma incorreta traz prejuízos ao meio ambiente e é, potencialmente, gerador de custos às empresas. Assim sendo, o objetivo do presente estudo é buscar informações junto às empresas revendedoras de pneus e entes públicos de como é feito o processo de destinação de pneus inservíveis no Município de Prudentópolis/PR. Buscou-se informações junto às revendedoras visando identificar quais as práticas adotadas para o ciclo de desuso dos pneus e sobre o processo de logística reversa, assim como do atendimento a normas por parte do setor público, representado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os resultados apontam para a descrição do cenário do processo de destinação de pneus inservíveis no referido município, que revelam o descumprimento das regulamentações básicas e a ausência de ações para diminuição ou saneamento do problema ambiental identificado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson Luis Kuzma, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2011 - 2014). Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2015 - 2016). Pós-Graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2016 - atual)

Sérgio Luis Dias Doliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em cursos de Graduação, Especialização e no Mestrado em Desenvolvimento Comunitário.

Juliana Berg, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014), onde atua como pesquisadora. Especialista em Recursos Humanos e Administração. Graduada Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Docente no Departamento de Administração, campus Irati, Universidade Estadual do Centro Oeste.

Geison Rolf Rezende, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2016). Atualmente exerce a função de Assessor de Negócios nas áreas de Crédito e Investimento da Cooperativa Sicredi Centro Sul.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Kuzma, E. L., Doliveira, S. L. D., Berg, J., & Rezende, G. R. (2017). Logística reversa: estudo sobre a destinação de pneus inservíveis no município de Prudentópolis-Pr. Organizações E Sustentabilidade, 5(2), 64–91. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2017v5n2p64

Edição

Seção

Artigos