Fairness ou Arms-lenght: Abordagens da Gestão de Stakeholders no Setor Bancário

Autores

  • Greici Sarturi Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone R. Barakat Universidade de São Paulo
  • Keysa Manuela Cunha de Mascena Universidade de São Paulo
  • Adalberto A. Fischmann Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n2p3

Palavras-chave:

Gestão de Stakeholders, Fairness, Arms-length, Justiça Organizacional.

Resumo

Uma premissa subjacente aos trabalhos que defendem a teoria dos stakeholders é que os stakeholders procuram relacionamentos justos, ou seja, preferem empresas com uma gestão baseada na abordagem fairness. Contudo, além da abordagem fairness, alguns stakeholders podem preferir relacionamentos baseados no poder de barganha, ou seja, com abordagem arms-length. O objetivo desta pesquisa é identificar a abordagem da gestão de empresas que operam em um mesmo setor e analisar as características das empresas que possam estar associadas às abordagens. Este estudo empregou uma análise qualitativa e exploratória para investigar os tipos de abordagem da gestão de stakeholders em 11 empresas do setor bancário brasileiro. Foram analisados três grupos de stakeholders (clientes, fornecedores e funcionários) e os dados foram coletados de relatórios GRI e do site do Banco Central do Brasil referentes ao ano de 2014. Nas empresas estudadas, encontraram-se três tipos de abordagens: fairness, arms-length e combinada (caracterizada pela adoção de ambas as abordagens para diferentes grupos de stakeholders). Os resultados indicaram que características da organização, como tamanho e tipo de propriedade, podem estar associadas à escolha da abordagem adotada. Esta pesquisa contribui para a literatura de stakeholders ao avançar a discussão sobre abordagens antagônicas para gestão de stakeholders, mostrando que as empresas podem adotar as duas abordagens de forma combinada, ou seja, do tipo fairness para determinados grupos de stakeholders e arms-length para outros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Greici Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões. Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Simone R. Barakat, Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Keysa Manuela Cunha de Mascena, Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Adalberto A. Fischmann, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Downloads

Publicado

2017-08-18

Como Citar

Sarturi, G., Barakat, S. R., Mascena, K. M. C. de, & Fischmann, A. A. (2017). Fairness ou Arms-lenght: Abordagens da Gestão de Stakeholders no Setor Bancário. Organizações E Sustentabilidade, 4(2), 3–29. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n2p3

Edição

Seção

Artigos