Como Mensurar a Sustentabilidade? - Um estudo das principais técnicas e indicadores

Gleberson de Santana dos Santos, Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos, Simone Sehnem

Resumo


A sustentabilidade tem sido a tônica de diversas conferências, debates, fóruns. Tema relativamente recente, tendo suas primeiras discussões a partir dos movimentos ambientalistas na década de 1960, hodiernamente tem ganhado destaque, visto que conferências internacionais vêm questionando os problemas ambientais, sociais e econômicos em âmbito global. Mas como mensurar a sustentabilidade? O objetivo deste trabalho é demonstrar os principais indicadores de sustentabilidade utilizados por empresas nacionais e internacionais consideradas sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa secundária, de caráter qualitativo. Dos indicadores, destacaram-se o Global Reporting Initiative, Ethos, Ecological Footprint, Dashboard of Sustainability e Barometer of Sustainability. No estudo foi possível notar que o uso de tais indicadores deve levar em consideração o contexto organizacional e saber o que se quer alcançar em comunhão com o planejamento. Não é tarefa fácil, pois requer a participação de todos, principalmente daqueles que irão medir e gestioná-los. A comunicação desses indicadores deverá ocorrer com os envolvidos direta ou indiretamente nos resultados, exigindo em alguns casos mudanças, alteração para estruturas pouco mais flexíveis, sendo necessária a quebra de alguns paradigmas e evitar comportamentos de resistência.


Palavras-chave


Sustentabilidade; Indicadores de Sustentabilidade; Global Reporting Initiative; Dashboard of Sustainability; Barometer of Sustainability.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


AS SUBMISSÕES PARA ESTE PERIÓDICO FORAM DESCONTINUADAS. DETALHES NA CAPA: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ros/index

ISSN: 2318-9223

 

QUALIS-CAPES: B5 - ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO

Indicadores e diretórios: