Sistema de Gestão Integrada Como Estratégia Para a Sustentabilidade Organizacional

Autores

  • Mario Luis Brunetti Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Gylmar Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Silvio Roberto Stefano Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Fernando Franco Netto Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p116

Palavras-chave:

Sistema de Gestão Integrada, Sustentabilidade Organizacional, Desempenho Empresarial.

Resumo

A efetividade do desempenho nos negócios requer que todas as atividades inter-relacionadas sejam compreendidas e gerenciadas pela organização. O objetivo deste relato técnico foi o de compreender o processo de implantação e os resultados da aplicação de um Sistema de Gestão Integrada - SGI, aplicado às dimensões de Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Qualidade e Responsabilidade Social (SSMAQRS), implantado em uma empresa de distribuição de combustíveis, e à sustentabilidade organizacional. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa de proposição de planos em que se utilizou a experiência profissional e prática dos autores, em conformidade com a bibliografia disponível. A implantação do SGI auxiliou a empresa no atendimento às necessidades empresariais, sociais e ambientais, de modo a atingir níveis adequados de desempenho nas questões de SSMAQRS, alinhando os requisitos comuns de várias normas de gestão utilizadas, reduzindo problemas de duplicação de atividades, de burocracias desnecessárias, aliados às questões sociais e ambientais, permitindo a eficiência organizacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mario Luis Brunetti, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Administração pelo PPGADM Unicentro

Gylmar Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Administração pelo PPGADM Unicentro

Silvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM.

Fernando Franco Netto, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Pós-Doutor e Doutor pela UFPR. Docente do PPGADM Unicentro.

Downloads

Publicado

2017-01-12

Como Citar

Brunetti, M. L., Teixeira, G., Stefano, S. R., & Franco Netto, F. (2017). Sistema de Gestão Integrada Como Estratégia Para a Sustentabilidade Organizacional. Organizações E Sustentabilidade, 4(1), 116–141. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p116

Edição

Seção

Relatos de Experiência