A Produção Científica sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar

Autores

  • Jamila El Tugoz Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Sandra Mara Stocker Lago Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p140

Palavras-chave:

PNAE, Agricultura familiar, Desenvolvimento Sustentável, Produto orgânico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar o perfil da pesquisa científica sobre a relação entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Esta é uma pesquisa descritiva, em que foi adotado procedimento documental. Foram pesquisados periódicos nacionais e internacionais e portais de dissertações e teses nacionais. Foram selecionados 52 trabalhos nacionais e 21 trabalhos internacionais. Nos trabalhos internacionais, o tema de destaque foi o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, enquanto que nos trabalhos nacionais destacou-se a influência e importância das políticas públicas no desenvolvimento da agricultura familiar. Os resultados das análises mostram que a grande maioria foi escrita por três ou mais autores, inclusive com autores de diferentes áreas, ressaltando a característica multitemática do assunto. Os resultados também mostraram um aumento no número de publicações a partir de 2009, ano de decreto da Lei nº 11.947/2009, que previu alterações no repasse de recursos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE. Dessa maneira, pode-se concluir que a agricultura familiar é um setor que apresenta relações estreitas com o Estado, principalmente no âmbito de políticas públicas, e que esse assunto tem recebido atenção nas pesquisas científicas, o que demonstra uma sintonia das universidades com a nova agenda de desenvolvimento nacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jamila El Tugoz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Brasil, nível mestrado profissional. Graduada em Administração pela Universidade Paranaense – UNIPAR, Brasil.

Sandra Mara Stocker Lago, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Brasil, no departamento de Administração e no Programa de Mestrado Profissional em Administração.

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Brasil, no departamento de Administração e no Programa de Mestrado Profissional em Administração.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Tugoz, J. E., Lago, S. M. S., & Brandalise, L. T. (2015). A Produção Científica sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar. Organizações E Sustentabilidade, 3(1), 140–159. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p140

Edição

Seção

Artigos