Quem é o “Bicho Verde”? Um estudo do comportamento verde de alunos do Estado do Paraná

Autores

  • Franciele do Prado Daciê Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Luiz Panhoca Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Cícero Aparecido Bezerra Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p109

Palavras-chave:

Comportamento Verde, Características Pessoais Demográficas, Bem-estar.

Resumo

O presente estudo tem como propósito verificar as relações existentes entre as "atitudes verdes" dispostas no estudo de Simões, Giraldi e Oliveira (2012) e as características pessoais demográficas de alunos regularmente matriculados em cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior (IES). O referencial teórico apresenta o tema comportamento verde e a sua contribuição para a qualidade de vida e bem-estar da sociedade (Howarth, 2012; O’Riordan, 2013), bem como os fatores que contribuem para o desenvolvimento sustentável (UNEP, 1972; ONUBR, 2010). A investigação empírica viabilizou-se por survey a partir de um instrumento composto por 22 assertivas, estruturado pelos constructos atitudes verdes e características sociais demográficas. Ele foi aplicado presencialmente em três IES estaduais e uma federal, atingindo quinhentos e cinco respondentes, correspondentes a 62% da população. Os dados foram inicialmente tratados por estatística descritiva e, posteriormente, submetidos aos testes não paramétricos Mann-Whitney (U) e Kruskal Wallis (KW). Os achados da pesquisa mostram resultados significativos entre as variáveis instituições de ensino superior, gênero dos respondentes, renda, estado civil e número de dependentes. Vale salientar que a relevância desta pesquisa está enraizada em Nisbet (2009) ao afirmar que a preocupação com as mudanças climáticas é uma questão de segurança nacional e pessoal, de bem-estar e sustentabilidade ambiental. Essas considerações maximizam-se ao se considerar os futuros sucessores desta geração, tornando-se poderosos motivadores do comportamento e reflexão sobre as atitudes dos indivíduos em seu ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franciele do Prado Daciê, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Discente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil, nível mestrado. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Brasil.

Luiz Panhoca, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP, Brasil. Mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Brasil. Professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil.

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Brasil. Professora da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, Brasil.

Cícero Aparecido Bezerra, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil. Mestrado em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Graduação em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Brasil. Professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Daciê, F. do P., Panhoca, L., Espejo, M. M. dos S. B., & Bezerra, C. A. (2015). Quem é o “Bicho Verde”? Um estudo do comportamento verde de alunos do Estado do Paraná. Organizações E Sustentabilidade, 3(1), 109–139. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p109

Edição

Seção

Artigos