Índice de Gestão Ambiental no Setor Sucroenergético: um estudo comparativo com outros setores

Autores

  • Edenis César de Oliveira Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Raquel da Silva Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p150

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Setor Sucroenergético, Índice.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o panorama do setor sucroenergético no ano de 2013, em comparação com outros setores e, fundamentalmente, apresenta a evolução/involução de alguns aspectos relevantes para o setor, comparando-se os anos de 2012 e 2013. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou como base os dados secundários publicados na revista Análise Ambiental (2013-2014). Observou-se que, em pelo menos três indicadores (política ambiental; estrutura da gestão ambiental e plantio de árvores), o setor sucroenergético supera a média dos demais setores analisados. Para o indicador ISO 14001, em que o setor apresentou índice bastante baixo, infere-se que o setor esteja empenhando-se na busca por certificações mais específicas, o que não foi possível detectar a partir dos dados desta pesquisa. Quando comparado com o índice médio dos demais setores, o setor sucroenergético apresenta baixo desempenho nos indicadores Impactos Ambientais e Relação com Fornecedores. De forma geral, os resultados obtidos na análise permitiram apontar alguns indicadores em que o setor sucroenergético tem avançado e outros que carecem de maior atenção, notadamente quando comparado aos demais setores considerados na pesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edenis César de Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Discente do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Brasil.

Raquel da Silva Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Brasil. Mestrado em Administração pela mesma universidade. Pós-Doutorado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Oliveira, E. C. de, & Pereira, R. da S. (2014). Índice de Gestão Ambiental no Setor Sucroenergético: um estudo comparativo com outros setores. Organizações E Sustentabilidade, 2(2), 150–174. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p150

Edição

Seção

Artigos