Contribuições de um Produto de iluminação Led para a Redução do Consumo de Energia Elétrica - Brasil

Autores

  • Angélica Frederico Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Cláudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Franciane Freitas Silveira Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p203

Palavras-chave:

Inovação Sustentável, Sustentabilidade, Iluminação LED.

Resumo

Atualmente a sociedade está preocupada com a sustentabilidade, ou seja, com a harmonia entre os objetivos econômicos, ambientais e sociais, e um dos fatores relacionados a isso é o alto consumo de recurso associado ao uso intensivo de energia elétrica, principalmente nas atividades industriais. Neste contexto, este artigo tem como objetivo analisar como é possível alcançar redução de consumo de energia elétrica por meio da substituição da iluminação convencional por um produto de iluminação de Led. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso único. Os resultados específicos do estudo concentram-se nos resultados econômicos relacionados ao período do retorno do capital e nos resultados socioambientais relacionados com a redução do consumo de energia elétrica para atingir a estratégia de eficiência energética. Foi possível concluir que a iluminação de Led, na empresa em questão, agrega valor sem comprometer os recursos naturais, princípio fundamental da inovação sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angélica Frederico, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade de São Francisco - USF, Brasil e Pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini - FCAV, Brasil. Principais interesses e atuação em gestão de projetos, análise e controle de comportamento de pessoas e riscos de organizações privadas, e sistemas, tecnologia e processos de eficiência.

Cláudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais de Santa Catarina – UFSC, Brasil com período de estágio de doutorando (sanduíche) no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro, Portugal. Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil. Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-graduação em Administração -  PPGA-UNINOVE e no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - MPAGP-UNINOVE , da Universidade Nove de Julho, Brasil. Principais interesses de estudos em Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Valorização de Resíduos Industrias e Gestão da Tecnologia.

Franciane Freitas Silveira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – USP, Brasil e Mestrado em Administração pela mesma universidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Brasil. Pesquisadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - MPAGP-UNINOVE , da Universidade Nove de Julho, Brasil. Principais interesses de estudos em desenvolvimento de novos produtos em multinacionais brasileiras, gestão de projetos e gestão da inovação. da Tecnologia.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Frederico, A., Kniess, C. T., & Silveira, F. F. (2014). Contribuições de um Produto de iluminação Led para a Redução do Consumo de Energia Elétrica - Brasil. Organizações E Sustentabilidade, 2(2), 203–230. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p203

Edição

Seção

Artigos