Responsabilidade Social: a forma como é percebida por alunos da graduação em Administração e Ciências Contábeis

Autores

  • Tammi Juliene Leite de Aguiar Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Elisabete Stradiotto Siqueira Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p231

Palavras-chave:

Ensino, Responsabilidade Social Empresarial, Grade Curricular.

Resumo

O estudo analisa a percepção dos estudantes de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino douradenses sobre quatro perspectivas conceituais de Responsabilidade Social Empresarial. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e documental, que utilizou questionários aplicados a 531 alunos. Os resultados mostraram que a perspectiva mais bem aceita foi a da Ação Social, tal perspectiva, segundo os estudiosos da temática da Responsabilidade Social Empresarial, não se enquadra em uma linha de pensamento e atitudes condizentes com uma postura socialmente responsável, mas gera um atendimento imediato das necessidades da sociedade. A análise das matrizes curriculares evidenciou que das sete palavras-chave buscadas “filantropia” e “stakeholders” não foram identificadas em nenhuma das ementas das graduações. Entretanto a “ética” esteve presente em pelo menos uma das ementas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis das duas instituições de ensino. O termo “responsabilidade social” foi identificado nas ementas das disciplinas dos dois cursos de Administração. Conhecer a perspectivas aceitas e bem avaliadas pelos graduandos pode indicar caminhos de delineamento do futuro próximo da Responsabilidade Social Empresarial da região em que estarão inseridos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tammi Juliene Leite de Aguiar, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Brasil.

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui doutorado e mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brasil e doutorado sanduiche pela The University of Queensland, Austrália. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Brasil. Avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Coordena projetos aprovados no CNPq sobre seleção docente nas universidades federais e sobre cooperação em diferentes contextos do agronegócio. É professora da UFGD, coordena o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – PPGAgronegócios e está na vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, mestrado profissional – PROFIA-UFGD, Brasil.

Elisabete Stradiotto Siqueira, Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, Brasil. Mestrado em Administração pela mesma instituição. Graduação em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Brasil. Professora da Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA, Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, especialmente: a cultura organizacional, a liderança, o poder, administração e gestão social, e responsabilidade social.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Aguiar, T. J. L. de, Binotto, E., & Siqueira, E. S. (2014). Responsabilidade Social: a forma como é percebida por alunos da graduação em Administração e Ciências Contábeis. Organizações E Sustentabilidade, 2(2), 231–258. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p231

Edição

Seção

Artigos