Sustentabilidade por meio do comércio justo: o caso de uma cooperativa que produz artesanato em seda

Autores

  • Edi Carlos de Oliveira
  • Fabiane Cortez Verdu Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil. Mestrado em Administração pela mesma Universidade. Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins, Brasil e Graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Faculdade de Informática de Lins, Brasil. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil.
  • Maurício Reinert Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Brasil, tendo realizado Doutorado Sanduíche na University of Michigan – Ann Arbor, Estados Unidos. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil. Graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia, Brasil. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá -UEM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p114

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Comércio Justo, Cooperativa, Artesanato.

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever a sustentabilidade por meio do comércio justo da Cooperativa Artisans Brasil, tendo em vista que as estratégias de negócios adotadas pela cooperativa foram articuladas junto aos produtores de casulos de bicho da seda e as empresas parceiras do Projeto Seda Justa, que contribuíram na constituição da cooperativa e no surgimento da oportunidade de comercialização pelo comércio justo na França. Foi realizada uma pesquisa qualitativa-descritiva por meio de treze entrevistas semiestruturadas realizadas pela técnica snowball. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que o projeto de organizar as artesãs em torno da proposta de exportar cachecóis de seda para a França, por meio da rede francesa Artisans Du Monde, que pratica a filosofia do comércio justo, mostrou-se uma proposta viável, tendo em vista que nas práticas do comércio justo há a preocupação de remunerar os produtores por um preço justo, considerando o valor cultural e simbólico dos produtos comercializados, além de criar no consumidor a mentalidade de que a aquisição desses produtos contribui para melhores condições de vida em comunidades distantes e a garantia de que os bens adquiridos provenientes do artesanato não são oriundos de exploração de maneiras degradantes de trabalho e garantem a sustentabilidade da cooperativa. 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edi Carlos de Oliveira

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil. Pós-graduação em Tecnologias e Educação a Distância; Educação pela Universidade Castelo Branco - UCB/RJ, Brasil. Pós-graduação em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Brasil. MBA Executivo em Negócios pela Faculdade Maringá - CESPAR, Brasil. Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela mesma Universidade. Graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA, Brasil. Atualmente é Professor e Coordenador do curso de Administração da Faculdade do Noroeste Paranaense – Nova Esperança - FANP/UNIESP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Oliveira, E. C. de, Verdu, F. C., & Reinert, M. (2014). Sustentabilidade por meio do comércio justo: o caso de uma cooperativa que produz artesanato em seda. Organizações E Sustentabilidade, 2(2), 114–149. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p114

Edição

Seção

Artigos