Estudo de suportes para placas de sinalização viária visando atendimento de decreto sobre o Desenvolvimento Sustentável

Autores

  • Thiago Costacurta Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
  • Eudes Cristiano Vargas Unicesumar - Centro Universitário de Maringá Faculdade do Norte Paranaense - FANP/UNIESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p175

Palavras-chave:

Sinalização vertical, Desenvolvimento Sustentável, Polímeros reciclados, Aço galvanizado.

Resumo

Com base no Decreto Municipal 1668/2013, que visa ao desenvolvimento sustentável para compras feitas por meio de licitações no Município de Curitiba/PR, e as diretrizes que ele aponta, foram comparados os custos para produção inicial e eficiência na utilização de água e energia para produção de suportes para placas de sinalização vertical fabricadas a partir de polímeros reciclados e de aço galvanizado. A indústria siderúrgica é notadamente conhecida pelo grande consumo de energia e de matérias-primas em seus processos produtivos e o polímero reciclado leva uma vantagem inicial, exatamente por ser totalmente constituído de material reciclado. Além da produção do aço, também foi analisada nesse estudo a galvanização a quente, procedimento feito sobre o aço para se garantir uma maior vida útil do suporte. O aço também incorpora um percentual de material reciclado em seu processo produtivo, porém menos da metade da produção mundial utiliza esse método. O suporte polimérico reciclado é totalmente produzido com plástico reciclado e pneus inservíveis também reciclados. Quando comparados esses dados de uso de material reciclado, juntamente com os custos de produção e impactos ambientais, observa-se que os suportes poliméricos reciclados melhor atendem as diretrizes do Decreto priorizadas neste estudo. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Costacurta, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá

Especialista em Gestão e Planejamento de Trânsito pelo Centro Universitário Cesumar – UNICESUMAR. Graduado em Desenho Industrial pelo mesmo Centro Universitário.

Eudes Cristiano Vargas, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá Faculdade do Norte Paranaense - FANP/UNIESP

Discente de Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil. Especialista em MBA Recursos Humanos em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de talentos. Especialista em Docência no Ensino Superior. Graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - CESUMAR, Brasil. Professor mediador do NEAD UNICESUMAR do curso de Gestão de Recursos Humanos, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Costacurta, T., & Vargas, E. C. (2014). Estudo de suportes para placas de sinalização viária visando atendimento de decreto sobre o Desenvolvimento Sustentável. Organizações E Sustentabilidade, 2(2), 175–202. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p175

Edição

Seção

Artigos