Dificuldades de Atuação de Iniciativas de Economia Solidária no Ambiente Concorrencial Capitalista

Autores

  • Marcio Luis Massaro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p161

Palavras-chave:

Mercado, Concorrência, Economia Solidária.

Resumo

O sistema capitalista pressupõe um ambiente de concorrência exacerbada, que impõe às empresas a necessidade de busca constante por estratégias de sobrevivência. Não obstante, empreendimentos baseados nos princípios de Economia Solidária atuam no mesmo ambiente concorrencial, enfrentando dificuldades para obter a competitividade necessária à sua permanência e progresso no mercado. Em uma rede de negócios tipicamente capitalistas, o poder de negociação de cada elo atuante define a capacidade de atrair lucros e, consequentemente, a sobrevivência do negócio. Verifica-se o caso de três cooperativas de catadores de recicláveis que atuam na cidade de Londrina-Pr.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Luis Massaro, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Programa de Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina – PPGA-UEL, Brasil. Bacharel em Economia  pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Brasil. Professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica – PUC PR Campus Londrina, Brasil e também da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia – FACCAR, Brasil. 

Downloads

Publicado

2014-10-13

Como Citar

Massaro, M. L. (2014). Dificuldades de Atuação de Iniciativas de Economia Solidária no Ambiente Concorrencial Capitalista. Organizações E Sustentabilidade, 2(1), 161–204. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p161

Edição

Seção

Ensaios Teóricos