Comunidade Sustentável: um estudo de caso de uma organização de Economia Solidária

Autores

  • Jessica Takano Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Luis Miguel Luzio dos Santos Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p94

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Autogestão, Economia solidária.

Resumo

 Iniciativas sustentáveis e formas alternativas de produção e convivência social são temas que se contrastam com o cenário capitalista dominante, com sua lógica centrada na maximização do lucro e resumida a interesses individuais. No intuito de desenvolver um trabalho pautado nas questões acerca da Sustentabilidade e na autogestão de uma organização de economia solidária, a presente pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, buscou compreender o modelo cooperativo e comunitário adotado pela organização e como se processam suas relações internas e externas. Concluiu-se que a Autogestão na organização Alfa é favorecida por fortes elementos de espiritualidade que dominam suas relações e que a aderência à questão da sustentabilidade segue seus princípios éticos, valores e crenças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jessica Takano, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Discente do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina - UEL, Brasil.

Luis Miguel Luzio dos Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, Brasil, e mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL e Universidade Estadual de Maringá -UEM, Brasil - em sistema consorciado. Professor do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL, Brasil. Coautor dos livros: Economia Solidária em Londrina e Economia Solidária numa pluralidade de perspectivas. Pesquisador do CNPQ, com atuação nas áreas: Democracia Econômica, Economia Solidária, Organizações do Terceiro Setor e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Takano, J., & Santos, L. M. L. dos. (2013). Comunidade Sustentável: um estudo de caso de uma organização de Economia Solidária. Organizações E Sustentabilidade, 1(1), 94–110. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p94