O Uso da Energia Eólica no Brasil: aspectos econômico, social, ambiental e legal

Autores

  • Claudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Carlos Lopes Somoza FIA - Fundação Instituto de Administração
  • José Ricardo de Moraes Pinto FIA - Fundação Instituto de Administração

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p2

Palavras-chave:

Energia eólica, Sustentabilidade econômica socioambiental e legal.

Resumo

É consenso entre os especialistas que a produção de energia de fonte fóssil entrará em declínio nas próximas décadas até sua terminação definitiva. Os países já estão se antecipando para encontrar novas fontes de energia renováveis que levem em conta novos critérios, como a sustentabilidade. Entre essas fontes, aparece com grande importância a geração de energia elétrica baseada na força dos ventos ou eólica. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo verificar as oportunidades e restrições ao uso da energia eólica no Brasil. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas em profundidade com indivíduos que ocupam posição relevante nos grupos de interesse (agentes) envolvidos na exploração da energia eólica no Brasil. Os resultados indicam que há oportunidades em relação às dimensões sociais, econômicas e ambientais, porém há restrições nas dimensões legais, principalmente pela insegurança jurídica; dificuldade da obtenção das licenças ambientais; falta de um marco legal estável de longo prazo e burocracia extensa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE, Brasil. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nivel 2 – CNPq.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui doutorado em Administração pela Universiadde de São Paulo - FEA/USP, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE, Brasil.

Carlos Lopes Somoza, FIA - Fundação Instituto de Administração

MBA Executivo Internacional - FIA - Fundação Instituto de Administração

José Ricardo de Moraes Pinto, FIA - Fundação Instituto de Administração

MBA Executivo Internacional - FIA - Fundação Instituto de Administração

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Kniess, C. T., Maccari, E. A., Somoza, C. L., & Pinto, J. R. de M. (2013). O Uso da Energia Eólica no Brasil: aspectos econômico, social, ambiental e legal. Organizações E Sustentabilidade, 1(1), 2–18. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p2