A Logística Reversa com embalagens vazias de agrotóxico: um estudo em uma associação de revendedores de agrotóxico no Brasil

Autores

  • António Carlos Vaz Lopes Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Maria Cristiane de Souza Macedo Tonini Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p54

Palavras-chave:

Logística reversa, Embalagens, Agrotóxico, Associação.

Resumo

A logística reversa das empresas é o gerenciamento e operacionalização do retorno de bens e materiais, após sua venda e consumo, às suas origens, agregando-lhes valor. Este artigo foi resultado de um estudo para analisar o sistema de logística reversa das embalagens vazias de agrotóxico, através do estudo de caso na Associação dos Revendedores de Agrotóxico de Naviraí (ARANAV), no Brasil, responsável pelo recebimento e devolução das embalagens vazias. A ARANAV surgiu com o advento da lei 9.974/00, em que as indústrias, as revendedoras e os produtores passaram a ter responsabilidades diretas sobre a devolução das embalagens vazias. O produtor, após a utilização dos produtos, entrega as embalagens vazias aos centros de recebimento indicados na nota fiscal, em que serão encaminhadas para as incineradoras ou recicladoras credenciadas pelo instituto nacional de processamento das embalagens vazias INPEV que podem ser transformadas em embalagens para óleo lubrificante, madeira plástica etc. Para recolher maior quantidade possível desses materiais, o INPEV conscientizou os produtores por meio de campanhas publicitárias. Assim, a logística reversa na ARANAV evitou que esses os materiais tóxicos fossem depositados nas margens dos rios para contaminá-los, contribuído sobremaneira com o meio ambiente, a partir da integração do homem, a comunidade e benefícios econômicos para as empresas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

António Carlos Vaz Lopes, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil.

Professor Assistente  da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Brasil.

Maria Cristiane de Souza Macedo Tonini, Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

Possui graduação em Administração pela Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV, Brasil. Discente de graduação em Farmácia do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Lopes, A. C. V., & Tonini, M. C. de S. M. (2013). A Logística Reversa com embalagens vazias de agrotóxico: um estudo em uma associação de revendedores de agrotóxico no Brasil. Organizações E Sustentabilidade, 1(1), 54–72. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p54