Caracterização da sustentabilidade corporativa na indústria de pneumáticos: um estudo de caso

Autores

  • Ronnie Layon Soldi Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
  • Leonardo Fabris Lugoboni Universidade de São Paulo - FEA/USP
  • Bárbara Galleli Universidade de São Paulo - FEA/USP
  • Rafael Borim-de-Souza Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p19

Palavras-chave:

Sustentabilidade corporativa, Motivação para a sustentabilidade, Ferramentas de sustentabilidade.

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar uma indústria de pneumáticos em relação à sua postura sobre a sustentabilidade corporativa, seguindo a classificação de Hahn e Scheemesser (2005). A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, como estratégia de pesquisa, adotou-se o estudo de caso. Foram analisadas fontes de documentos primárias e secundárias, além de realizadas entrevistas com os gestores de finanças, meio ambiente e recursos humanos, considerados especialistas na temática em pauta, na organização em análise. A análise de dados em triangulação permitiu concluir que nos três pontos de foco desta pesquisa – motivação em adotar a sustentabilidade; percepção gerencial sobre a sustentabilidade; e ferramentas de sustentabilidade – a Indústria P aproxima-se da abordagem “Tradicionalista”. O caso estudado é passível de ser considerado evidência de que, embora já haja o reconhecimento do papel fundamental das empresas na busca por um desenvolvimento sustentável, sua operacionalização e tradução no contexto organizacional são ainda carentes e demandam pesquisas futuras em quantidade e em qualidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Fabris Lugoboni, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo - FEA/USP, Brasil, nível doutorado. Possui mestrado em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul - USCS, Brasil. 

Bárbara Galleli, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo - FEA/USP, Brasil, nível doutorado.

Possui mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL, Brasil. Tem interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: gestão por competências, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ecoeficiência.

 

Rafael Borim-de-Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Discente em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM/UFPR, Brasil, nível doutorado. Possui mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL, Brasil.  Tem onteresses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: responsabilidade social empresarial, sustentabilidade organizacional, desenvolvimento sustentável, crise ambiental, competências organizacionais e gestão de competências.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Soldi, R. L., Lugoboni, L. F., Galleli, B., & Borim-de-Souza, R. (2013). Caracterização da sustentabilidade corporativa na indústria de pneumáticos: um estudo de caso. Organizações E Sustentabilidade, 1(1), 19–53. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p19