Relato de experiência: sustentabilidade nas micro e pequenas empresas no interior do Paraná

Autores

  • João Francisco Morozini Universidade Estadual do Centro Oeste -UNICENTRO
  • Jéssica de Castro Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p94

Palavras-chave:

Gestão Empresarial, Gestão Ambiental, Microempresa.

Resumo

Atualmente as empresas têm buscado melhores formas de gerir seus negócios. O desempenho de uma gestão na organização pode refletir consideravelmente nos resultados e adotar um modelo de trabalho condizente com suas expectativas, orientado por uma política de valores capaz de trazer retornos à entidade, é essencial. A incorporação da situação ambiental em meio à gestão empresarial também vem impondo novas adequações às organizações, uma vez que a gestão ambiental vem gradativamente conquistando seu espaço na sociedade. O presente relato de experiência tem como objetivo evidenciar a utilização de procedimentos de práticas de Gestão Ambiental com foco na Sustentabilidade das Micro e Pequenas Empresas da Região Centro-Oeste do Paraná. Na metodologia empregada quanto aos objetivos, à pesquisa caracteriza-se como descritiva, quanto aos procedimentos de coleta de dados, é do tipo survey, quanto à abordagem do problema a pesquisa é do tipo quantitativo descritivo. Dessa forma, a pesquisa teve como amostra 69 Micro e Pequenas empresas da região Centro-Oeste do Paraná, especificamente nos municípios de Bituruna, Chopinzinho e Coronel Vivida. Para a escolha da amostragem foi utilizado o método não probabilístico. Foi possível verificar que os empresários não dispõem de informações suficientes sobre gestão ambiental, o que acaba dificultando a aplicação de práticas sustentáveis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Francisco Morozini, Universidade Estadual do Centro Oeste -UNICENTRO

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE, Brasil. Mestrado em Ciências Contáveis pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, Brasil. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Brasil. Professor do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO – PPGADM, Brasil e do curso de Ciências Contábeis dessa instituição.

 

Jéssica de Castro, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Possui pós-graduação lato-sensu em Gestão Econômica e Financeira de Negócios pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Brasil e graduação em Ciências Contábeis pela mesma universidade. 

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Morozini, J. F., & Castro, J. de. (2014). Relato de experiência: sustentabilidade nas micro e pequenas empresas no interior do Paraná. Organizações E Sustentabilidade, 2(1), 94–111. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p94

Edição

Seção

Artigos