Impacto da crise financeira de 2008 nos indicadores de capital de giro de empresas do segmento de papel e celulose

Autores

  • Flávio Ribeiro Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Marines Taffarel Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Willson Gerigk Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Palavras-chave:

Capital de Giro. Crise financeira. Estrutura Financeira

Resumo

Nesta pesquisa busca-se analisar os efeitos da crise econômica e financeira de 2008 sobre os indicadores de capital de giro das empresas listadas no setor de papel e celulose da BM&FBovespa. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como descritiva, bibliográfica e documental. A abordagem quantitativa dos dados é delineada a partir do Teste de Kruskal-Wallis, para dados não paramétricos. O período de análise se estende de 01/01/2002 a 31/12/2013. Os resultados indicaram que as quatro empresas analisadas registraram influência significativa em seu capital de giro no período compreendido pela crise financeira de 2008, como déficits na tesouraria e alternâncias entre os saldos da Necessidade de Capital de Giro (NCG) e de Capital Circulante Líquido (CCL). Os resultados sugerem ainda, que as empresas do segmento em estudo passaram a controlar e monitorar seus recursos de forma mais eficiente no período subsequente ao da crise, fazendo com que os impactos pós-crise não fossem tão representativos.

Biografia do Autor

Flávio Ribeiro, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Campus de Irati.

Marines Taffarel, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Catolica do Paraná (PUC-PR); docente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Campus de Irati.

Willson Gerigk, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Doutorado em Políticas Publicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); docente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Campus de Irati.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços um enfoque econômico financeiro. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BATISTELLA, Flávio Donizete. Análise dinâmica do capital de giro e inflação: um estudo de caso em empresa de recursos hídricos. In. Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 6, 2006 São Paulo. Anais ... São Paulo/SP: USP, 2006.

BRACELPA. Associação Brasileira de Celulose e Papel. Indústria Brasileira de Árvores (IBA). 2014. Disponível em: < http://www.bracelpa.org.br/shared/iba_2014_pt.pdf >. Acesso em: 06 jan. 2015.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Exportações de commodoties. 2014. Disponível em < http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1955& refr=608 >. Acesso em: 05 jan. 2015.

CAMBRUZZI, Carlos; SCHVIRCK, Eliandro, Determinação do Capital de Giro de uma Industria Moveleira sob a Perspectiva do Modelo Fleuriet, CAP Accounting and Management, v. 3, n. 3, p. 34-40, 2009.

FLEURIET, Michel; KEHDY, Ricardo; BLANE, Georges. O modelo Fleuriet: a dinamica financeira das empresas brasileiras. 4. ed. Campus: Rio de Janeiro, 2003.

FUSCO, José P. A. Necessidade de capital de giro e nível de vendas. Revista Administração de Empresas. v.36, n. 2, p. 53-66, 1996.

GONÇALVES, Reinaldo. Crise econômica: radiografia e soluções para o Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Lauro Campos, 2008. Disponível em: <http://www.socialismo.org.br/portal/economia-e-infra-estrutura/101-artigo/604-crise-economica-radiografia-e-solucoes-para-o-brasil>. Acesso em: 05 jan. 2015.

GRABIN, Raquel. Avaliação dos resultados dos modelos Fleuriet e EVA em Cooperativas Agropecuárias do estado do Rio Grande do Sul, 2005. 152f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

KESIMLI, Iffet Gorkey; GUNAY, Suleyman Gokhan. The impact of the global economic crisis on working capital of real sector in Turkey. Business and Economic Horizons, v. 4, n. 1, p. 52-66, 2011.

ONUSIC, Luciana Massaro; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; ALMEIDA, Fernando Carvalho de. Modelos de Previsão de Insolvência utilizando a Análise por Envoltória de Dados: aplicação a empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, p. 77-97, 2007.

RASOTO, Armando. A estratégia focada no resultado. Revista Fae Business, n. 5, p.18-23, 2003.

SCHERR, Frederick C. Modern Working Capital Management: Text and Cases. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1989.

SHIN, Hyun-Han; SOENEN, Luc. Efficiency of Working Capital Management and Corporate Profitability. Financial Practice and Education. v. 8, p. 37-45, 1998.

SILVA, Edson C. Contabilidade Empresarial para Gestão de Negócios. São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

2018-04-18

Como Citar

Ribeiro, F., Taffarel, M., & Gerigk, W. (2018). Impacto da crise financeira de 2008 nos indicadores de capital de giro de empresas do segmento de papel e celulose. Revista De Estudos Contábeis, 7(13), 23–40. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/21520

Edição

Seção

Artigos