A tecnologia da informação contábil e a sua influência no trabalho individual dos profissionais de contabilidade em Senhor do Bonfim/BA

Autores

  • Alyne Christina Gomes Universidade da Bahia
  • Thiago Bruno de Jesus Silva Universidade Federal da Bahia
  • Raimundo Nonato Lima Filho Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação. Profissional Contábil. Análise Fatorial.

Resumo

Com a crescente globalização e a grande competitividade no mercado, as organizações tendem, cada vez mais, a buscar aprimorar seu desempenho. Desta forma, é necessário dispor de forma ágil e objetiva de informações que envolvam todos o sistema organizacional, podendo ser alcançado por meio da adoção da Tecnologia da Informação (TI). Sendo assim o objetivo deste artigo é analisar a influencia da TI nos profissionais de Contabilidade em Senhor do Bonfim/Bahia. A coleta dos dados foi por meio de um questionário já validado em língua portuguesa e adotado em pesquisas anteriores, em várias áreas do conhecimento, mas ainda inédito no contexto contábil. Foram obtidas 20 respostas validadas pela Análise Fatorial e testada sua confiabilidade de escala pelo coeficiente Alfa de Cronbach. Os achados da pesquisa demonstram benefícios consideravelmente significativos da TI na Produtividade e no Controle Gerencial dos profissionais, contudo, o item Satisfação do Usuário não apresenta relação significativa com a Inovação dos respondentes. 

Biografia do Autor

Alyne Christina Gomes, Universidade da Bahia

Especialista em Controladoria pela Universidade da Bahia (UNEB)

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestrando do Programa em Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Controladoria pela Universidade da Bahia(UNEB)

Raimundo Nonato Lima Filho, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

 

Referências

ALBUQUERQUE, M. A. Estabilidade em analise de agrupamento. Recife, Campus: 2005.

ANTONELLI, R. A.; ALMEIDA, L. B.; COLAUTO R. D.; SILVA, W. V. Percepções dos profissionais de contabilidade quanto a influencia da tecnologia da informação no seu processo de trabalho individual. CAP Accounting and Management, Pato Branco, v. 6, n. 6, p. 79-94, 2012.

ARAÚJO, A. O.; OLIVEIRA, M. C. Tipos de pesquisa. Trabalho de conclusão da disciplina Metodologia de Pesquisa Aplicada a Contabilidade - Departamento de Controladoria e Contabilidade da USP. São Paulo, 1997.

BABBIE, E. Metodologia de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BEAL, A. Introdução à gestão de tecnologia da informação. Beal Educação e tecnologia, 2007.

BEM, J.; GIACOMINI, N. Gastos em cultura do Rio Grande do Sul e a delimitação de áreas homogêneas em municípios selecionados no ano de 2007. ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS. 7. 2009. Anais... São Paulo, 2009.

BRITO, L. Fatores positivos de uma gestão descentralizada. Disponível em: <http://www.sobreadministracao.com/fatores-positivos-de-uma-gestao-descentralizada> Acesso em 05 de Dez. 2012.

COLLARES, C. F. Introdução à análise fatorial e análise de componentes principais. Disponível em: <http://carloscollares.blogspot.com.br/2011/01/introducao-analise-fatorial-e-analise.html> Acesso em: 15 de Dez. 2012.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação, São Paulo: Futura, 1998.

GRAEML, A. R. O valor da tecnologia da informação. SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INDUSTRIAIS, EAESP-FGV. 1. 1998. Anais... São Paulo, set. 1998.

HAIR, J. F., et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HORA, H. R.; MENTEIRO G. T.; ARICA, J. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o coeficiente alfa de cronbach. Produto & Produção, v. 11, n. 2, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 1991

LASTRES, H.; ALBAGLI, S. Informação e Globalização na Era do Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

LIRIO, G. S.; PIERRET, V. H.; SOUZA A. M. O emprego da analise fatorial para avaliação da qualidade dos serviços da RBS – TV em um município do RS. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 23. 2003. Anais...Ouro Preto, 2003.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

RAMOS, A. Estatística Univariada, Bivariada e Multivariada. Disponível em: < http://alexandreramos.blogs.sapo.pt/7901.html> Acesso em: 11 de Dez. 2012.

RAYMUNDO, V. P. Elaboração e validação de um instrumento de avaliação de consciência linguística. 2009. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegrel, 2009.

REZENDE, D.; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.

SIQUEIRA, A. H. Sobre a natureza da tecnologia da informação. Ciência da Informação, v. 37, n. 1, 2008.

SHAPIRO, C.; VARIAN, H. A economia da informação: como os princípios econômicos se aplicam à era da internet. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

TIDD, J. Innovation management in context: environment, organization and performance. Internacional Journal of Management Reviews, v. 3, n. 2, 2001.

Downloads

Publicado

2015-10-25

Como Citar

Gomes, A. C., Silva, T. B. de J., & Lima Filho, R. N. (2015). A tecnologia da informação contábil e a sua influência no trabalho individual dos profissionais de contabilidade em Senhor do Bonfim/BA. Revista De Estudos Contábeis, 5(9), 03–24. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/17066

Edição

Seção

Artigos