A tecnologia da informação contábil e a sua influência no trabalho individual dos profissionais de contabilidade em Senhor do Bonfim/BA

Alyne Christina Gomes, Thiago Bruno de Jesus Silva, Raimundo Nonato Lima Filho

Resumo


Com a crescente globalização e a grande competitividade no mercado, as organizações tendem, cada vez mais, a buscar aprimorar seu desempenho. Desta forma, é necessário dispor de forma ágil e objetiva de informações que envolvam todos o sistema organizacional, podendo ser alcançado por meio da adoção da Tecnologia da Informação (TI). Sendo assim o objetivo deste artigo é analisar a influencia da TI nos profissionais de Contabilidade em Senhor do Bonfim/Bahia. A coleta dos dados foi por meio de um questionário já validado em língua portuguesa e adotado em pesquisas anteriores, em várias áreas do conhecimento, mas ainda inédito no contexto contábil. Foram obtidas 20 respostas validadas pela Análise Fatorial e testada sua confiabilidade de escala pelo coeficiente Alfa de Cronbach. Os achados da pesquisa demonstram benefícios consideravelmente significativos da TI na Produtividade e no Controle Gerencial dos profissionais, contudo, o item Satisfação do Usuário não apresenta relação significativa com a Inovação dos respondentes. 


Palavras-chave


Tecnologia da Informação. Profissional Contábil. Análise Fatorial.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, M. A. Estabilidade em analise de agrupamento. Recife, Campus: 2005.

ANTONELLI, R. A.; ALMEIDA, L. B.; COLAUTO R. D.; SILVA, W. V. Percepções dos profissionais de contabilidade quanto a influencia da tecnologia da informação no seu processo de trabalho individual. CAP Accounting and Management, Pato Branco, v. 6, n. 6, p. 79-94, 2012.

ARAÚJO, A. O.; OLIVEIRA, M. C. Tipos de pesquisa. Trabalho de conclusão da disciplina Metodologia de Pesquisa Aplicada a Contabilidade - Departamento de Controladoria e Contabilidade da USP. São Paulo, 1997.

BABBIE, E. Metodologia de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BEAL, A. Introdução à gestão de tecnologia da informação. Beal Educação e tecnologia, 2007.

BEM, J.; GIACOMINI, N. Gastos em cultura do Rio Grande do Sul e a delimitação de áreas homogêneas em municípios selecionados no ano de 2007. ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS. 7. 2009. Anais... São Paulo, 2009.

BRITO, L. Fatores positivos de uma gestão descentralizada. Disponível em: Acesso em 05 de Dez. 2012.

COLLARES, C. F. Introdução à análise fatorial e análise de componentes principais. Disponível em: Acesso em: 15 de Dez. 2012.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação, São Paulo: Futura, 1998.

GRAEML, A. R. O valor da tecnologia da informação. SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INDUSTRIAIS, EAESP-FGV. 1. 1998. Anais... São Paulo, set. 1998.

HAIR, J. F., et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HORA, H. R.; MENTEIRO G. T.; ARICA, J. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o coeficiente alfa de cronbach. Produto & Produção, v. 11, n. 2, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 1991

LASTRES, H.; ALBAGLI, S. Informação e Globalização na Era do Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

LIRIO, G. S.; PIERRET, V. H.; SOUZA A. M. O emprego da analise fatorial para avaliação da qualidade dos serviços da RBS – TV em um município do RS. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 23. 2003. Anais...Ouro Preto, 2003.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

RAMOS, A. Estatística Univariada, Bivariada e Multivariada. Disponível em: < http://alexandreramos.blogs.sapo.pt/7901.html> Acesso em: 11 de Dez. 2012.

RAYMUNDO, V. P. Elaboração e validação de um instrumento de avaliação de consciência linguística. 2009. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegrel, 2009.

REZENDE, D.; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.

SILVA, J. M. T. Testes não paramétricos. Universidade de Coimbra, 2007.

SIQUEIRA, A. H. Sobre a natureza da tecnologia da informação. Ciência da Informação, v. 37, n. 1, 2008.

SHAPIRO, C.; VARIAN, H. A economia da informação: como os princípios econômicos se aplicam à era da internet. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

TIDD, J. Innovation management in context: environment, organization and performance. Internacional Journal of Management Reviews, v. 3, n. 2, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Estudos Contábeis
ISSN: 2237-0099