Proposta de implementação do planejamento estratégico e balanced scorecard: um estudo em uma microempresa de manufatura

Jean Roberto Andruchechen, Ana Paula Belli, Sérgio Murilo Petri, Luiz Alberton

Resumo


Este artigo tem o objetivo de descrever as etapas para o desenvolvimento do planejamento estratégico e da implementação do Balanced Scorecard para atender as necessidades de uma microempresa que atua no ramo de fabricação de tintas e revestimentos. Este estudo é uma pesquisa-ação com objetivo descritivo, no qual a definição do portfólio bibliográfico ocorreu com a utilização da metodologia Proknow-C, bem como foram utilizados livros e outros artigos relacionados ao tema. Após várias reuniões com os colaboradores da empresa, desenvolveu-se o planejamento estratégico, seguido pela elaboração do mapa estratégico e do painel de desempenho do Balanced Scorecard. Como resultado, foram definidos 16 objetivos estratégicos: reduzir saídas de caixa; aumentar o lucro líquido em valor; aumentar as receitas; aumentar a margem de lucro; promover a marca; aumentar a satisfação dos clientes; aumentar a quantidade de clientes; fidelizar clientes; melhorar os prazos de entrega; melhorar os processos de fabricação; reduzir os custos e despesas; incentivar a participação dos colaboradores; crescimento profissional; eficácia funcional; melhoria do processo; e, promover a motivação. Também, foram definidos os indicadores-chave de desempenho para cada um dos objetivos estratégicos, os responsáveis e as metas a serem atingidas. Conclui-se que o Balanced Scorecard em uma microempresa é capaz de fornecer informações para apoiar as decisões dos gestores e nortear o futuro da empresa.


Palavras-chave


Medição de Desempenho. Balanced Scorecard. Microempresa.

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Revista de Estudos Contábeis
ISSN: 2237-0099