Efetividade do sistema de controle interno do município de Irati – PR

Rogério Cius

Resumo


O objetivo desse estudo é verificar a efetividade do sistema de controle interno da cidade de Irati, município da região centro-sul do Paraná, através da comparação com a legislação e a literatura existentes sobre o tema, além de averiguar se os gestores municipais e os responsáveis pelo controle interno estão alinhados com os resultados pretendidos com a existência desse sistema. A metodologia empregada foi a exploratória, através de procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se para a coleta de dados questionários, os quais foram aplicados ao Controller municipal, aos funcionários do Departamento de Controle interno e, também, para alguns gestores do Município. Constatou-se que, apesar de alguns problemas, o sistema de controle interno está atendendo aos seus preceitos legais. Em relação ao alinhamento entre os usuários e fornecedores da informação, faz-se necessário a melhoria da integração entre os departamentos envolvidos com a controladoria, porém todos enxergam na controladoria uma fonte de informações importantíssima para a melhor gestão do patrimônio municipal.


Palavras-chave


Controle interno. Controller. Gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988 – texto constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais de nº 1, de 1992, a 22, de 1999, e pelas Emendas Constitucionais de Revisão de nº 1 a 6 de 1994, 20. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______. Lei Complementar Nº101, de 04 de maio de 2000. Lei de Responsabilidade Fiscal.

CAVALHEIRO, Jader Branco; FLORES, Paulo Cesar; A organização do sistema de controle interno Municipal. Porto Alegre, 2007. Disponível em: Acesso em: 25 maio 2012.

FACCIONI, V. Sistema de controle interno da administração pública municipal: proposta para instituir controle interno nas administrações municipais. Belém do Pará, 2001. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2011.

FÊU, C. H. Controle interno na Administração Pública: um eficaz instrumento de accountability. In: Jus Navigandi. v. 7, n. 119, Teresina, 31 out. 2003. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

IRATI. Lei Municipal n.º 2165 de 21 de dezembro de 2004. Cria a Unidade de Controle Interno – UCI da Prefeitura do Município de Irati.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane; Controladoria: um enfoque na eficácia organizacional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PEIXE, Blênio César Severo. Finanças Públicas: Controladoria Governamental - em busca do atendimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Curitiba: Juruá, 2003.

REBIÉN, Airton Roberto; AMORIM, Adriana Viegas. Controladoria na Administração pública municipal: Estudo de Modelo Para Prefeitura de Nova Santa Rita/RS. Disponível em; . Acesso em: 30 mar. 2012.

REIS, L. G. ; TARIFA, Marcelo Resquetti; NOGUEIRA, D. R. . O processo de ensino da contabilidade de custos e gerencial: uma análise comparativa entre o ensino presencial e o ensino a distância.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16, 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2009.

SLOMSKI, VALMOR. Controladoria e governança na gestão pública. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SLOMSKI, Valmor. Manual de contabilidade pública: um enfoque na contabilidade municipal, de acordo com a lei de responsabilidade fiscal. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SOUZA, Diocézar Costa; KÜHL, Marcos Roberto; RIBEIRO, Roberto Rivelino Martins. Controle interno na administração pública municipal: uma amostragem da implantação no estado do Paraná. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Estudos Contábeis
ISSN: 2237-0099