Efetividade do sistema de controle interno do município de Irati – PR

Autores

  • Rogério Cius Universidade Estadual do Centro Oeste

Palavras-chave:

Controle interno. Controller. Gestão.

Resumo

O objetivo desse estudo é verificar a efetividade do sistema de controle interno da cidade de Irati, município da região centro-sul do Paraná, através da comparação com a legislação e a literatura existentes sobre o tema, além de averiguar se os gestores municipais e os responsáveis pelo controle interno estão alinhados com os resultados pretendidos com a existência desse sistema. A metodologia empregada foi a exploratória, através de procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se para a coleta de dados questionários, os quais foram aplicados ao Controller municipal, aos funcionários do Departamento de Controle interno e, também, para alguns gestores do Município. Constatou-se que, apesar de alguns problemas, o sistema de controle interno está atendendo aos seus preceitos legais. Em relação ao alinhamento entre os usuários e fornecedores da informação, faz-se necessário a melhoria da integração entre os departamentos envolvidos com a controladoria, porém todos enxergam na controladoria uma fonte de informações importantíssima para a melhor gestão do patrimônio municipal.

Biografia do Autor

Rogério Cius, Universidade Estadual do Centro Oeste

Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988 – texto constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais de nº 1, de 1992, a 22, de 1999, e pelas Emendas Constitucionais de Revisão de nº 1 a 6 de 1994, 20. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______. Lei Complementar Nº101, de 04 de maio de 2000. Lei de Responsabilidade Fiscal.
CAVALHEIRO, Jader Branco; FLORES, Paulo Cesar; A organização do sistema de controle interno Municipal. Porto Alegre, 2007. Disponível em: <http/;//www.imperatore.com.br/Artigos.../ORGANIZACAO.pdf.> Acesso em: 25 maio 2012.
FACCIONI, V. Sistema de controle interno da administração pública municipal: proposta para instituir controle interno nas administrações municipais. Belém do Pará, 2001. Disponível em: <http://www.tce.rs.gov.br/legislacao/controle_interno/pdf/ palestra.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2011.
FÊU, C. H. Controle interno na Administração Pública: um eficaz instrumento de accountability. In: Jus Navigandi. v. 7, n. 119, Teresina, 31 out. 2003. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4370>. Acesso em: 30 nov. 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
IRATI. Lei Municipal n.º 2165 de 21 de dezembro de 2004. Cria a Unidade de Controle Interno – UCI da Prefeitura do Município de Irati.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane; Controladoria: um enfoque na eficácia organizacional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PEIXE, Blênio César Severo. Finanças Públicas: Controladoria Governamental - em busca do atendimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Curitiba: Juruá, 2003.
REBIÉN, Airton Roberto; AMORIM, Adriana Viegas. Controladoria na Administração pública municipal: Estudo de Modelo Para Prefeitura de Nova Santa Rita/RS. Disponível em; <HTTP://www.congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos 1/136>. Acesso em: 30 mar. 2012.
REIS, L. G. ; TARIFA, Marcelo Resquetti; NOGUEIRA, D. R. . O processo de ensino da contabilidade de custos e gerencial: uma análise comparativa entre o ensino presencial e o ensino a distância.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16, 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2009.
SLOMSKI, VALMOR. Controladoria e governança na gestão pública. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SLOMSKI, Valmor. Manual de contabilidade pública: um enfoque na contabilidade municipal, de acordo com a lei de responsabilidade fiscal. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SOUZA, Diocézar Costa; KÜHL, Marcos Roberto; RIBEIRO, Roberto Rivelino Martins. Controle interno na administração pública municipal: uma amostragem da implantação no estado do Paraná. Disponível em: <HTTP://www.dcc.uem.br/enfoque/new/enfoque/data/1195043751.doc.>. Acesso em: 22 maio 2012.

Downloads

Publicado

2013-03-11

Como Citar

Cius, R. (2013). Efetividade do sistema de controle interno do município de Irati – PR. Revista De Estudos Contábeis, 3(4), 68–81. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/14467

Edição

Seção

Artigos