Análise comparativa entre contratação e terceirização de mão de obra: um estudo de caso em uma indústria alimentícia

Autores

  • Elisangela de Pieri Ventura Universidade Norte do Paraná
  • José Manoel da Costa Universidade Norte do Paraná
  • Marcelo Molina Universidade Norte do Paraná

Palavras-chave:

Terceirização. Custos trabalhistas. Estudo de caso.

Resumo

Com a finalidade de baratear os custos de produção e especializar a contratação de serviços, as empresas vêm adotando formas não tradicionais na contratação de empregados, como a mão de obra terceirizada e trabalhadores avulsos. Na teoria, espera-se que essas outras formas de contratação deveriam ter por fundamento o ganho de produtividade e a redução de custos. Entretanto, o que pode ser encontrado, na prática, é uma situação na qual há insegurança jurídica nas relações empresariais e trabalhistas, bem como a redução de renda do trabalhador. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as vantagens e desvantagens e os custos da mão de obra para uma indústria de farinha de trigo. Os dados foram coletados junto a uma empresa do setor alimentício, que possui mão de obra efetiva, terceirizada e avulsos, intermediados pelo sindicato. Por intermédio de dados coletados na empresa, evidenciam-se os custos totais (salários, encargos, etc.) de cada tipo de mão de obra contratada. Observou-se que cada modalidade de contratação de mão de obra apresenta vantagens e desvantagens, cabendo à empresa decidir se opta por preços menores ou qualidade superior nos serviços.

Biografia do Autor

Elisangela de Pieri Ventura, Universidade Norte do Paraná

Especialização em Gestão Tributária pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

José Manoel da Costa, Universidade Norte do Paraná

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis EAD da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Marcelo Molina, Universidade Norte do Paraná

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis Presencial da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1995.

BARROS, Alice Monteiro de. A terceirização sob a nova ótica do Tribunal Superior do Trabalho. Revista Trabalho & Processo, São Paulo, n. 80, p.3-15, dez. 1992.

BRASIL, Decreto nº 3048, de 6 de maio de 1999. Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras Providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 13 jan. 2010.

BRASIL, Decreto Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 18 jan. 2010.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 13 jan. 2010.

BRASIL, Lei nº 6.019, de 03 de Janeiro de 1974. Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas, e dá outras Providências. Disponível em: <http:www.planalto.gov.br>. Acesso em: 12 jan. 2010.

BRASIL, Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras Providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 16 jan. 2010.

BRASIL, Lei nº 12.023/09, de 27 de Agosto de 2009. Dispõe sobre as atividades de movimentação de mercadorias em geral e sobre o trabalho avulso. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em: 02 fev. 2010.

BRASIL, Súmula nº 331. Dispõe sobre Contrato de Prestação de Serviços. Disponível em: http://www.tst.gov.br/. Acesso em: 02 fev. 2010.

CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. 34. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CASTRO, Rubens Ferreira. A terceirização no direito do trabalho. São Paulo: Malheiros, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 8. ed. São Paulo: LTR, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HOEPPNER, Marcos Garcia. Legislação Trabalhista Aplicada (Providências Legais das Relações de Trabalho). São Paulo: Ícone, 2003.

JUNIOR, Olphir Cavalcante. A terceirização das relações laborais. São Paulo: LTR, 1996.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARTINS, Sérgio Pinto. A Terceirização e o direito do trabalho. São Paulo: Atlas, 2001.

MAUAD, Marcelo. Cooperativas de trabalho: sua relação com o Direito do Trabalho. 2. ed. São Paulo: LTR, 2001.

MORAES, Paulo Douglas Almeida. Contratação Indireta e Terceirização de Serviços na Atividade-Fim das Pessoas Jurídicas: Possibilidade Jurídica e Conveniência Social. 2003. 138 f. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Campo Grande, Campo Grande, 2003.

RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: DCL, 2000.

SILVA, Ciro Pereira da. A terceirização responsável: Modernidade e modismo. São Paulo: LTR, 1997.

THENÓRIO, Iberê. A terceirização é a desgraça das relações de trabalho. 2006. Disponível em: <http://www.reporterbrasil.com.br/exibe>. Acesso em: 12 dez. 2009

VILHENA, Paulo Emílio Ribeiro de. Relação de Emprego - Estrutura Legal e Supostos. 2. ed. São Paulo: LTR, 1999.

Downloads

Publicado

2013-03-11

Como Citar

Ventura, E. de P., Costa, J. M. da, & Molina, M. (2013). Análise comparativa entre contratação e terceirização de mão de obra: um estudo de caso em uma indústria alimentícia. Revista De Estudos Contábeis, 3(4), 22–37. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/14465

Edição

Seção

Artigos