Modelo de gestão de custos e processos baseado em atividades e tempo aplicado em uma radiodifusora

Autores

  • Gustavo Dall´Onder Universidade de Caxias do Sul
  • Sandro Rogério dos Santos Universidade de Caxias do Sul
  • Joanir Luís Kalnin Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Custos. Radiodifusão. Custeio Baseado em Atividades Direcionado pelo Tempo.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar à aplicação do método de custeio baseado em atividades direcionado pelo tempo (TDABC) em uma radiodifusora comunitária composta por três estações de rádio, pertencente a uma universidade localizada no Rio Grande do Sul. Buscou-se reconhecer os recursos e mapear as atividades desenvolvidas, a fim de, como produto final do estudo, obter-se um modelo de sistema de gestão de custos e processos. O trabalho justifica-se pela carência de um método de controle de custos e pela necessidade de redução deles nas emissoras para, desta forma, tornarem-se autossustentável. O trabalho foi aplicado durante o período de julho a outubro de 2011 utilizando-se do método da pesquisa-ação. Ao final da aplicação, as metas propostas pelo estudo se cumpriram, tendo-se gerado resultados quantificáveis e identificados os recursos e níveis de utilização dos mesmos, bem como a análise comparativa entre as emissoras.

Biografia do Autor

Gustavo Dall´Onder, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Caxias do Sul; e-mail: gustavodallonder@gmail.com

Sandro Rogério dos Santos, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (1998) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Doutor em História Econômica Empresarial pela PUCRS. Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul.

Joanir Luís Kalnin, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Producao pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2004. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade de Caxias do Sul, onde coordena o Curso de Engenharia de Produção.

Referências

ABAP, 2007. Números Oficiais da Indústria da Comunicação e Seu Impacto na Economia Brasileira 2007. Disponível em: <http://www.abapnacional.com.br/images/publicacoes/ibge.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2011.

ABERT, 2008. A História do Rádio no Brasil. Disponível em: <http://www.abert.org.br/site/index.php?/downloads/artigos/124-ahistoriadoradionobrasi/download.html>. Acesso em: 08 fev. 2011.

ASSEF, Roberto. Guia prático de formação de preços: aspectos mercadológicos, tributários e financeiros para pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

ATELIE DE LETRAS, 2011. Spot de Rádio: criação e produção. Disponível em: <http://www.ateliedeletras.com.br/html/spots-radio.php>. Acesso em: 10 out. 2011.

BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CREPALDI, S. A. Curso básico de contabilidade de custos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

FERREIRA, José A., Custos industriais: uma ênfase gerencial. São Paulo: STS, 2007.

IBGE, 2009, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Disponível em: <http://www.ibge.com.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/graficosdinamicos/index.html>. Acesso em: 08 fev. 2011.

______. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao_rio_grande_do_sul.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2011.

KAPLAN, R.S., The Four Stage Model of Cost Systems Design. Management Accounting, v. 71, n. 8, p. 22-26. fev. 1990.

KAPLAN, R.S.; COOPER, R. Custo & Desempenho. São Paulo: Futura, 1998.

KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. Time-Driven Activity-Based Costing. Harvard Business Review, v. 82, n.11, p.131-138, nov. 2004.

KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. Custeio baseado em atividades e tempo. Time-driven activity-based costing - o caminho prático e eficaz para aumentar a lucratividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NAKAGAWA, M. ABC custeio baseado em atividades. São Paulo: Atlas, 1994.

QUEIROZ, Danielle T. et al. Observação Participante na Pesquisa Qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. 2007. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v15n2/v15n2a19.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2011.

SCHIER, Carlos U. da C. Gestão de custos. Curitiba: Ibpex, 2006.

STARK, J. A. Contabilidade de custos. São Paulo: Pearson, 2007.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação nas organizações. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

THIOLLENT, M.; SOARES, V.M.S. The subject of interdisciplinarity in the production engineering. International Conference on Education Engineering. Rio de Janeiro: ICEE, ago. 1998. CD-ROM.

Downloads

Publicado

2013-03-21

Como Citar

Dall´Onder, G., Santos, S. R. dos, & Kalnin, J. L. (2013). Modelo de gestão de custos e processos baseado em atividades e tempo aplicado em uma radiodifusora. Revista De Estudos Contábeis, 3(5), 120–139. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/14333

Edição

Seção

Artigos