Análise dos indicadores de desempenho econômico-financeiros das empresas listadas na BM&F Bovespa do segmento de calçados com base nas suas Demonstrações de Fluxos de Caixa

Autores

  • Evelise Slewinski Universidade Estadual de Londrina
  • Claudecir Paton Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Demonstração dos Fluxos de Caixa. Indicadores de Desempenho. Análise Econômico-Financeira.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar indicadores extraídos das demonstrações contábeis das empresas listadas na BM&F Bovespa do segmento de calçados, utilizando quocientes de relações entre valores da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC). A partir desta análise pretende-se evidenciar o quão útil e versátil como ferramenta de gestão a DFC pode se tornar para as entidades, uma vez que desta demonstração pode-se extrair dados para elaboração de indicadores gerenciais, subsidiando a tomada de decisão. Este estudo se classifica como uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos e bibliográfica e documental quanto aos procedimentos. A abordagem do problema é de caráter qualitativa. A justificativa para este trabalho é o fato de existirem poucos trabalhos que utilizam a análise da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) para obter indicadores da gestão das empresas. A análise dos resultados dos cálculos dos indicadores mostra que as empresas estudadas nesta pesquisa possuem, de forma geral, uma boa geração de caixa operacional e que com esta geração elas conseguem manter suas atividades normais, o que pode indicar que possui uma boa gestão financeira das disponibilidades.

Biografia do Autor

Evelise Slewinski, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina – UEL

Claudecir Paton, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - São Paulo/SP, Brasil(2004), Professor titular da Universidade Estadual de Londrina – UEL

Referências

BEUREN, Ilse Maria et Al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003. v. 1, 192 p.

BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS BOVESPA S. A. - BM&F BOVESPA. Empresas Listadas. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br/Cias-Listadas/Empresas-Listadas/BuscaEmpresaListada.aspx?idioma=pt-br>. Acesso em 28 de julho de 2011.

BRAGA, Roberto; MARQUES, José Augusto Veiga da Costa. Avaliação da Liquidez das Empresas Através da Análise da Demonstração dos Fluxos de Caixa. Revista de Contabilidade & Finanças – USP. São Paulo, FIPECAFI. v.14, n.25, p. 6 – 23, janeiro/abril 2001. Disponível em: <http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad25/Revista_25_parte_1.pdf> Acesso em: 13 de agosto de 2011.

BRASIL. Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976 – Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6404compilada.htm>. Acesso em 17 de agosto de 2011.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS – CPC. Pronunciamento Técnico 03 (R2) – Demonstração dos Fluxos de Caixa. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/pdf/CPC03R2_final.pdf> Acesso em: 12 de agosto de 2011.

CRUZ, Paulo Giovani da; BRESSAN, Valéria Gama Fully Bressan. Análise financeira de empresas: uma aplicação do Modelo Fleuriet e análise da demonstração dos fluxos de caixa em empresas de Tecnologia da Informação. 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 2011. Disponivel em: < http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos112011/29.pdf> Acesso em 14 de agosto de 2011.

IUDÍCIBUS, Sergio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens, SANTOS, Ariovaldo. Manual de Contabilidade Societária. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

_________. Teoria da contabilidade. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade Versus Fluxo de Caixa. Revista de Finanças e Contabilidade – USP. São Paulo, FIPECAFI, nº25 – Janeiro/Abril 1999.

NUNES, Danielle Montenegro Salamone; SANTANA, Cláudio Moreira; MACHADO, Camila Araújo; ROCHA, Diones Gomes da. Liquidez e solvência: comparação entre os índices da DFC e os tradicionais em empresas de energia elétrica. III Congresso IAAER-ANPCONT. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoIII/02/377.pdf>. Acesso em 13 de agosto de 2011.

QUINTANA, Alexandre Costa; SERAFIN, Annelise da Cruz; SAURIN, Valter. Demonstração De Fluxo De Caixa E Demonstração Do Valor Adicionado Como Instrumentos Efetivos De Gestão Financeira: Um Estudo De Caso Da Eletrosul. Revista de Ciências da Administração – v.5, n.10, jul/dez 2003. Disponível em: <http://www.cad.ufsc.br/revista/10/Revista%2010%20-%203%20-%20RCAD%2001%20200 4%28site%29.pdf> Acesso em 13 de agosto de 2011.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Intermediária. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SANTI FILHO, Armando de; OLINQUEVITCH, José Leonidas. Análise de Balanços para Controle Gerencial: Enfoque sobre o Fluxo de Caixa e Previsão de Rentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das Empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SPADIN, Carlos Eduardo. A Importância da Demonstração dos Fluxos de Caixa Enquanto Instrumento Gerencial para a Tomada de Decisão. Revista de Ciências Gerenciais - Anhanguera Educacional. Vol. XII, nº. 14, Ano 2008. Disponível em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/viewFile/119/117>. Acesso em 14 de agosto de 2011.

Downloads

Publicado

2012-10-22

Como Citar

Slewinski, E., & Paton, C. (2012). Análise dos indicadores de desempenho econômico-financeiros das empresas listadas na BM&F Bovespa do segmento de calçados com base nas suas Demonstrações de Fluxos de Caixa. Revista De Estudos Contábeis, 2(3), 74–89. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/13509

Edição

Seção

Artigos