Análise dos indicadores de desempenho econômico-financeiros das empresas listadas na BM&F Bovespa do segmento de calçados com base nas suas Demonstrações de Fluxos de Caixa

Evelise Slewinski, Claudecir Paton

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar indicadores extraídos das demonstrações contábeis das empresas listadas na BM&F Bovespa do segmento de calçados, utilizando quocientes de relações entre valores da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC). A partir desta análise pretende-se evidenciar o quão útil e versátil como ferramenta de gestão a DFC pode se tornar para as entidades, uma vez que desta demonstração pode-se extrair dados para elaboração de indicadores gerenciais, subsidiando a tomada de decisão. Este estudo se classifica como uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos e bibliográfica e documental quanto aos procedimentos. A abordagem do problema é de caráter qualitativa. A justificativa para este trabalho é o fato de existirem poucos trabalhos que utilizam a análise da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) para obter indicadores da gestão das empresas. A análise dos resultados dos cálculos dos indicadores mostra que as empresas estudadas nesta pesquisa possuem, de forma geral, uma boa geração de caixa operacional e que com esta geração elas conseguem manter suas atividades normais, o que pode indicar que possui uma boa gestão financeira das disponibilidades.


Palavras-chave


Demonstração dos Fluxos de Caixa. Indicadores de Desempenho. Análise Econômico-Financeira.

Texto completo:

PDF

Referências


BEUREN, Ilse Maria et Al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003. v. 1, 192 p.

BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS BOVESPA S. A. - BM&F BOVESPA. Empresas Listadas. Disponível em: . Acesso em 28 de julho de 2011.

BRAGA, Roberto; MARQUES, José Augusto Veiga da Costa. Avaliação da Liquidez das Empresas Através da Análise da Demonstração dos Fluxos de Caixa. Revista de Contabilidade & Finanças – USP. São Paulo, FIPECAFI. v.14, n.25, p. 6 – 23, janeiro/abril 2001. Disponível em: Acesso em: 13 de agosto de 2011.

BRASIL. Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976 – Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: . Acesso em 17 de agosto de 2011.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS – CPC. Pronunciamento Técnico 03 (R2) – Demonstração dos Fluxos de Caixa. Disponível em: Acesso em: 12 de agosto de 2011.

CRUZ, Paulo Giovani da; BRESSAN, Valéria Gama Fully Bressan. Análise financeira de empresas: uma aplicação do Modelo Fleuriet e análise da demonstração dos fluxos de caixa em empresas de Tecnologia da Informação. 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 2011. Disponivel em: < http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos112011/29.pdf> Acesso em 14 de agosto de 2011.

IUDÍCIBUS, Sergio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens, SANTOS, Ariovaldo. Manual de Contabilidade Societária. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

_________. Teoria da contabilidade. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade Versus Fluxo de Caixa. Revista de Finanças e Contabilidade – USP. São Paulo, FIPECAFI, nº25 – Janeiro/Abril 1999.

NUNES, Danielle Montenegro Salamone; SANTANA, Cláudio Moreira; MACHADO, Camila Araújo; ROCHA, Diones Gomes da. Liquidez e solvência: comparação entre os índices da DFC e os tradicionais em empresas de energia elétrica. III Congresso IAAER-ANPCONT. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em 13 de agosto de 2011.

QUINTANA, Alexandre Costa; SERAFIN, Annelise da Cruz; SAURIN, Valter. Demonstração De Fluxo De Caixa E Demonstração Do Valor Adicionado Como Instrumentos Efetivos De Gestão Financeira: Um Estudo De Caso Da Eletrosul. Revista de Ciências da Administração – v.5, n.10, jul/dez 2003. Disponível em: Acesso em 13 de agosto de 2011.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Intermediária. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SANTI FILHO, Armando de; OLINQUEVITCH, José Leonidas. Análise de Balanços para Controle Gerencial: Enfoque sobre o Fluxo de Caixa e Previsão de Rentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das Empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SPADIN, Carlos Eduardo. A Importância da Demonstração dos Fluxos de Caixa Enquanto Instrumento Gerencial para a Tomada de Decisão. Revista de Ciências Gerenciais - Anhanguera Educacional. Vol. XII, nº. 14, Ano 2008. Disponível em: . Acesso em 14 de agosto de 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Estudos Contábeis
ISSN: 2237-0099