Aplicabilidade do Balanced Scorecard no Setor Público: um estudo sobre sua viabilidade na Prefeitura do Município de Londrina / PR

Autores

  • Debora Patricia Yonezawa Universidade Estadual de Londrina
  • Michele Aparecida Silva do Carmo Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Romero de Souza Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Balanced Scorecard. Setor Público. Cidade de Londrina

Resumo

O presente artigo tem como escopo comprovar que, apesar da Administração Pública não conter objetivos plenamente voltados ao lucro e sim garantir a eficiência da máquina estatal perante os cidadãos-contribuintes, há a necessidade de medir seus indicadores através de instrumentos de gestão. Visa demonstrar ser viável na administração pública a aplicação futura do instrumento de gestão pautado em cards e, especificamente, verificar se há o interesse, disposição de tempo e finanças para a aplicação dos cards no setor da Fazenda municipal. A metodologia de investigação é a de levantamento bibliográfico e entrevistas junto aos servidores da Secretaria de Fazenda da Prefeitura do Município de Londrina. Como resultado, observou-se que há sim o interesse em aplicação do instrumento gestório, mas não somente na Secretaria de Fazenda e sim em todas desde que haja destinação específica de dotação orçamentária das mesmas.

Biografia do Autor

Debora Patricia Yonezawa, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – e-mail: advdeborap@hotmail.com

Michele Aparecida Silva do Carmo, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – e-mail: advdeborap@hotmail.com

Renata Romero de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Referências

BELLO, Jose L. de Paiva. Metodologia Científica. 2004. Disponível em <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met06.htm>. Acesso em: 01 ago. 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em: 17 ago 2011.

COSTA, Ana Paula Paulino da. Balanced Scorecard: Conceitos e Guia de implementação. São Paulo: Atlas, 2006.

DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FELTRIM, Valeria Delisandra. Um levantamento Bibliográfico sobre a estruturação de textos acadêmicos. Disponível em: <http://www.din.uem.br/pos-graduacao/mestrado-em-ciencia-da-computacao/arquivos/Formularios/EscritaAcademica.pdf.pdf> Acesso em: 01 ago 2011.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. Trad. Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho. 20. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

KOHAMA. Heilio. Contabilidade Pública: Teoria e Prática. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MANSUR, Ricardo. Balanced Scorecard: Revelando o SEPV – Estudo de Casos Brasileiros. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010, p. 204.

NIVEN, Paul R. Balanced Scorecard passo a passo: elevando o desempenho e mantendo os resultados. Trad. Nilza Freire – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005

Downloads

Publicado

2012-10-22

Como Citar

Yonezawa, D. P., Carmo, M. A. S. do, & Souza, R. R. de. (2012). Aplicabilidade do Balanced Scorecard no Setor Público: um estudo sobre sua viabilidade na Prefeitura do Município de Londrina / PR. Revista De Estudos Contábeis, 2(3), 03–13. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/13507

Edição

Seção

Artigos