O despertar do interesse pela leitura e pela escrita, nos estudantes do curso de ciências contábeis da universidade estadual de londrina, no discorrer da graduação.

Autores

  • Cosmo Rogério de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Cristiana Mizue Koyama Universidade Estadual de Londrina
  • Danielle Cristine da Silva Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Leitura e escrita, produção em contabilidade, interesse pela leitura

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar se o curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina desperta o interesse pela leitura técnica e produção científica nos discentes. Os métodos utilizados nesta pesquisa foram: Pesquisa bibliográfica exploratória e pesquisa de campo, cuja coleta se fez por meio de entrevista direta aos estudantes ingressos e egressos do ano de 2009 da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados desta pesquisa mostraram que os alunos ingressos preferem como fonte de leitura os livros periódicos, enquanto que os egressos preferem a internet e, também, que estes preferem livros de contabilidade ao contrário dos ingressos que preferem outros assuntos, e que se dedicam mais tempo a leitura do que estes. A final conclui-se, em resposta à questão de pesquisa “o curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina tem despertado o interesse do estudante pela leitura e escrita de assuntos contábeis?”, que o resultado da investigação apresenta fortes indícios de que o curso de Ciências Contábeis da UEL tem despertado o interesse nos alunos pela leitura e escrita, haja vista que os alunos egressos estão mais focados em assuntos contábeis e dedicando mais tempo, ao estudo, as leituras e a produção científica.

Biografia do Autor

Cosmo Rogério de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP, Professor Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina-UEL e Coordenador do Curso de Especialização em Perícia Contábil e Auditoria da UEL

Cristiana Mizue Koyama, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina-UEL

Danielle Cristine da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina-UEL

Referências

BARRETO, Ângela Maria. Leitura: suas categorias de produção de sentidos nas novas e antigas formas de acesso à informação. In: CARVALHO, Kátia de; SCHWARZEMULLER, Ann (Org.). O ideal de disseminar: novas perspectivas, outras percepções. Salvador: EDUFBA, 2006. p. 55-76

KRIEGL, Maria de Lourdes de Souza. Leitura: um desafio sempre atual. Revista PEC, Curitiba, v. 2, n.1, p. 1-12, jul. 2001-jul. 2002.

MARION, José Carlos. O ensino da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2001.

OLIVEIRA, Katya Luciane; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários. 2005. Disponível em: <www.scielo.br> . Acesso em: 22 mar. 2009.

SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003. 181p.

Ubirajara Vicente; SULLIVAN, Daniel (Trad.). A informação: tendências para o novo milênio. Brasília: IBICT, 1999. Tradução das partes II e III do World Information Report 1997/1998, editado pela Unesco.

SOUZA, Leila. A importância da leitura para a formação de uma sociedade consciente. In: VII Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação. 2007. Disponível em : <www.cinform.ufba.br> . Acesso em: 22 mar. 2009.

TROMBETA, Maria Rosa; JUNIOR, Edgard Bruno Cornachione. Um estudo empírico da percepção dos alunos de contabilidade sobre as habilidades de comunicação adquiridas na graduação. Disponível em: < http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos12004/429.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2009.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

Oliveira, C. R. de, Koyama, C. M., & Silva, D. C. da. (2012). O despertar do interesse pela leitura e pela escrita, nos estudantes do curso de ciências contábeis da universidade estadual de londrina, no discorrer da graduação. Revista De Estudos Contábeis, 2(2), 57–71. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/12194

Edição

Seção

Artigos