Substituição tributária do ICMS nas vendas do setor varejista de cosméticos

Autores

  • Renata Reis Stigliani PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Alexandre Gonzales PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

ICMS, substituição tributária, setor de cosméticos

Resumo

Este trabalho teve como objetivo demonstrar o impacto nas vendas devido à introdução da substituição tributária do ICMS. Foram relatados a evolução histórica do ICMS e o surgimento da substituição tributária do ICMS, e elaborou-se pesquisa de campo abordando situações consideradas relevantes para constatação dos fatos atinentes ao objetivo do presente trabalho. Concluiu-se que somente 5% das empresas entrevistadas observaram aumento em suas vendas, enquanto que 70% informaram não ter existido qualquer alteração em suas vendas com a introdução da ST do ICMS. No entanto, 25% das empresas relataram que após a introdução da ST do ICMS as vendas sofreram redução.

 

Biografia do Autor

Renata Reis Stigliani, PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Ciências Contábeis pela PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Alexandre Gonzales, PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor do departamento de ciências contábeis da PUC/SP

Contador pela Universidade Mackenzie - SP

Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SP

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela USP

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Publicado

2012-06-06

Como Citar

Stigliani, R. R., & Gonzales, A. (2012). Substituição tributária do ICMS nas vendas do setor varejista de cosméticos. Revista De Estudos Contábeis, 2(2), 84–96. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/10393

Edição

Seção

Artigos