Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Estudos Contábeis?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos originais devem ser submetidos em formato eletrônico, digitados em editor de texto Word for Windows 7.0 ou posterior e seguindo as seguintes normas:

  • Com espaçamento entre linhas de 1,5
  • Fonte tipo Cambria com tamanho 12
  • Com as páginas devidamente numeradas na parte inferior direita da página
  • Formato A4, com formatação de margens superior e esquerda 2,5 (dois vírgula cinco) cm e inferior e direita 2,5 (dois vírgula cinco) cm. 
  • Os artigos científicos devem ter no mínimo 10 (dez) laudas e no máximo 20 (vinte) laudas

Os Artigos devem conter os seguintes tópicos:

  • Título em Português, inicial em maiúscula, fonte cambria, tamanho 14, em negrito, com acentos e centrados. Após o título em Português separado por uma linha em branca deve ter o título em inglês, tamanho 12, sem negrito.
  • Após o título em inglês, separado por uma linha em branco, aparecerá o nome dos autores em itálico, tamanho 12, fonte cambria e alinhado à direita. Deve ser apresentado apenas os nomes completos dos autores e co-autores. Deve-se utilizar as notas de rodapé (¹² etc) para incluir as seguintes informações dos autores: Titulação; Vínculo; e-mail; endereço; telefone de contato. Deixar uma linha em branco após o nome dos autores.
  • Em seguida deve ser apresentado o resumo em português (com palavras-chave) e inglês (com keywords), separados por uma linha em branco. O resumo e abstract devem ter entrelinha de 1 cm, justificado, fonte 11, com recuo de 1 cm na direita e esquerda.
  • Os títulos sem indicativos numéricos (resumo, abstract, sumário, referências, etc.) devem ser centralizados, em negrito.
  • Os títulos (no decorrer do texto: 1 Introdução, 2. Referencial Teórico etc.) devem ser separados do texto que os precede e sucede por um espaço de 1,5 cm, em negrito e precedido pelo indicativo numérico (algarismo arábico), alinhado à esquerda e separado por um espaço de caracter. Os títulos que ocupem mais de uma linha devem ser alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título a partir da segunda linha. em negrito, com a inicial em maiúscula, e alinhados à esquerda. 
  • Os títulos secundários (2.1, 2.2 etc.) e terciários (2.1.1, 2.1.2 etc.) devem ser apresentados alinhados a esquerda, sem negrito e precedido de indicativo numérico (algarismo arábico), alinhado à esquerda e separado por um espaço de caracter.
  • As citações literais curtas, menos de 3 (três) linhas serão integradas no parágrafo, colocadas entre aspas. As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, a 4 (quatro) cm da margem esquerda, sem recuo, sem aspas e em corpo 10 (dez). Depois deste tipo de citação será deixada uma linha em branco, em corpo 10 (dez). 
  • As notas de rodapé serão numeradas em caracteres arábicos e devem ser utilizadas apenas quando necessário, não poderão consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto entre parênteses com o nome do autor em maiúsculas, vírgula, ano de publicação, vírgula, seguido da palavra página abreviada (p.) e o número da ou das páginas separadas por hífen, conforme o caso. Os números das notas de rodapé inseridos no corpo do texto irão sempre sobrescritos em corpo 10 (dez), depois da pontuação. 
  • Os quadros e/ou tabelas deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, se já foram publicadas, mencionar a fonte abaixo do mesmo em fonte 10. 
  • A bibliografia deve ser redigida no final do texto em ordem alfabética de sobrenome, observando as normas da ABNT.

SOBRENOME, abreviatura do nome. Título do livro em negrito: subtítulo. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano.

SOBRENOME, abreviatura do nome. Título do capítulo ou parte do livro. IN: SOBRENOME, abreviatura do nome. Título do livro em negrito. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, p. x-y.

SOBRENOME, abreviatura do nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade, v., n., p. x-y, ano.

SOBRENOME, abreviatura do nome. Título da tese em negrito: subtítulo. Ano. Tipo do trabalho: Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho), vinculação acadêmica, local, ano de apresentação ou defesa.

Para outras produções:
SOBRENOME, abreviatura do nome. Denominação ou título em negrito: subtítulo. Indicações de responsabilidade. Data. Informações sobre a descrição do meio ou suporte (para suporte em mídia digital).
Para documentos on-line ou nas duas versões, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre sinais < >, precedido da expressão “disponível em”, e a data de acesso ao documento, antecedida da expressão “acesso em”.

A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor. As questões e problemas não previstos na presente norma serão dirimidos pelo Conselho Editorial.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços submetidos na versão eletrônica da Revista de Estudos Contábeis serão utilizados exclusivamente para os serviços inerentes ou decorrentes desta publicação. Não serão, em hipótese alguma, disponibilizados a terceiros. Será mantida a privacidade dos autores e dos avaliadores/pareceristas.