Estratégias Construtivas para a Configuração do Produto de Moda

Autores

  • Patrícia de Mello Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Marizilda dos Santos Menezes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p82

Palavras-chave:

Design de Moda, Modelagem, Recursos construtivos

Resumo

O artigo trata das possibilidades e estratégias de construção para o desenvolvimento do produto de moda. Investiga-se a aplicação de diferentes recursos construtivos aos materiais têxteis de mesma composição e caimento, estabelecendo, para tanto, parâmetros de similaridade formal. O processo de concepção dos produtos é conduzido pela expressão tridimensional, o que permite que as etapas de criação e materialização aconteçam de modo simultâneo. Técnicas de modelagem tridimensional viabilizam as construções que são estruturadas pelos seguintes recursos investigados: intervenção na superfície têxtil, inserção de elementos independentes e diferentes resoluções de confecção. Os resultados obtidos instigam à reflexão acerca dos processos envolvidos.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia de Mello Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutoranda PPG Design pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

Marizilda dos Santos Menezes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Doutora; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Referências

ALDRICH, Winifred. Fabric, form and flat pattern cutting. New York: Blackwell, 2007.

CASTRO, Lucia Mors de. Patternmaking in fashion step by step. Koln: Evergreen, 2010.

CROSS, Nigel. From a design science to a design discipline: understanding designerly ways of knowing and thinking. In MICHEL, Ralf (Ed.). Design research now: essays and selected projects. Basel: Bierkhäuser Verlag, 2007. p.41-54.

HODGE, Brooke. Skin + bones: parallel practices in fashion and architecture. Londres: Thames & Hudson, 2008.

MARTIN, Marcarena San. Field guide: how to be a fashion designer. Beverly: Rockport, 2009.

SALTZMAN, Andrea. El cuerpo diseñado: sobre la forma en el proyecto de la vestimenta. Buenos Aires: Paidós, 2004.

SALTZMAN, Andrea. O design vivo. In: PIRES, Dorotéia Baduy (Org.). Design de moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. p.305-318.

SOUZA, Patrícia de Mello. A modelagem tridimensional como implemento do processo do desenvolvimento do produto de moda. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.

SOUZA, Patrícia de Mello. A moulage, a inovação formal e a nova arquitetura do Corpo. In: PIRES, Dorotéia Baduy (Org.). Design de moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. p.337-345.

SOUZA, Patrícia de Mello; MENEZES, Marizilda dos Santos. Aplicativos de construção no desenvolvimento do produto de moda. In: PASCHOARELLI, Luiz Carlos; MENEZES, Marizilda dos Santos (Orgs.). Design: questões de pesquisa. Rio de Janeiro: Rio Books, 2010.

VYZOVITI, Sophia. Supersurfaces: folding as a method of generating forms for architecture, products and fashion. Amsterdam: BIS, 2008.

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Souza, P. de M., & Menezes, M. dos S. (2011). Estratégias Construtivas para a Configuração do Produto de Moda. Projetica, 2(1), 82–94. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p82

Edição

Seção

Design de Moda

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>