Prêt-à-Porter, discussoes em torno de seu surgimento e relaçao com a Alta-Costura francesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p114

Palavras-chave:

Prêt-à-porter, Sociedade pos segunda Guerra Mondial, Moda Francesa e Sistema de moda

Resumo

Estudo histórico sobre o contexto do surgimento do Prêt-à-porter na França, pós Segunda Guerra Mundial e o seu significado dentro do sistema mundial de Moda. É  relacionado o projeto político de manutenção de Paris como capital mundial da moda, as demandas dos novos grupos sociais de elite, a crise vivida pelas Casas de Alta-Costura e o significado atribuído à elegância. A metodologia de pesquisa centrou-se na análise discursiva e na teoria da estética do efeito histórico, tendo como fonte principal as matérias e editoriais da Revista Elle, publicados entre 1950 e 1970.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Cataria -UFSC

Doutor em Historia UFRGS/EHESS e professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina e professor associado da Université de Strasbourg (Marc Bloch)

Referências

ANÚNCIO da Imobiliária A.L.Alves. Jornal O Estado, 7 abr. 1951, p. 4.

BANAÏM, Laurence. Le pantalon: une histoire en marche. Paris: Les Editions de l’Amateur, 1999.

BAUDELOT, Christian; LEBEAUPIN, Anne. Les salaires de 1950 à 1975. Economie et statistique, Paris, n. 113, p. 15–22, 1979. Disponível em: http://www.persee.fr/web/ revues/ home/prescript/article/estat_0336-1454_1979_num_113_1_4224. Acesso: 27 jun. 2011.

BAUDOT, François; DEMACHY, Jean. Elle nos années 60/70. Paris: Filipacchi, 2002.

CÉZAN, Claude. La mode phénomène humain. Paris: Privat, 1967.

ELIAS, Nobert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ELLE. Où en est la Haute-Couture Française? Paris. v. 313, p. 22, 1951.

ELLE. Néogravure. 1965. France Editions et Publications, 1966-1970, jan./dez. 1950- 1970.

FERNANDEZ-URIARTE, Lucila. Post modernity from Cuba. Journal of Design History, Oxford, v. 18, n. 3, p. 245-255, 2005.

BODY-GENDROT, Sophie. Uma vida privada francesa segundo o modelo americano. In: AIRES, Philippe. História da vida privada. São Paulo: Cia das Letras, 1996. v. 5.

HOSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JARDIN DES MODES. Editions Saint-Florentin, jan./dec. 1967.

LAVER, Jamers. A roupa e a moda: uma história concisa da moda. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991. v. 1.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

MARIE CLAIRE. Editor. E. Desfosses Néogravure. Paris, jan./dec. 1962.

MODES ET TRAVAUX. Paris: Editions Edouard Boucherit, jan./dec. 1965.

MUSEE DE DIOR. Images de mode 1940-1960. Hommage à M. Bernard Blossac. Granville: Musée Christian Dior, 1996.

ORMEN-CORPET, Catherine. L’album de famille, almanach des modes: fotografias de Joël Laiter. Paris: Hazan, 1999.

O CRUZEIRO. Revolução branca na moda. Rio de Janeiro: Diários Associados, 7 out. 1950.

PERIER, Anne-Marie; BAUBY, Jean Dominique. Elle: nos 50 premières années. Paris: Filipacchi, 1995.

ROCHAS, Marcel; MATHAN Jacques. Vingt-cinq ans d’élégance à Paris. Paris: Pierre Tisné, 1951.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Poder e aparência: novas sociabilidades urbanas em Florianópolis de 1950 a 1970. 2005. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Elegância e sociedade, ser elite entre 1950 e 1970. Modapalavra, Florianópolis, v. 4, p. 99-108, 2006.

SIMON, Marie. La mode 1945 – 1975. Paris: Aubanel, 2009.

VEILLON, Dominique. Moda e guerra: um retrato da França ocupada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

VIVRE aujourd’hui – la femme et la beauté. Jacques Frémontier, 1970. (Documentário de TV)

YAGOU, Artemis. The Athens Design Centre: (1961-1963). Journal of Design History, v. 18, n. 3, p. 269-283, 2005.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Sant’Anna, M. R. (2011). Prêt-à-Porter, discussoes em torno de seu surgimento e relaçao com a Alta-Costura francesa. Projetica, 2(2), 114–127. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p114

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade