A interdisciplinaridade e o ensino do Design

Autores

  • Antonio Martiniano Fontoura Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p86

Palavras-chave:

Design, Interdisciplinaridade, Ensino, Educação

Resumo

Este artigo é um estudo teórico que buscou conceituar a interdisciplinaridade, o especialismo e o generalismo e caracterizar o Design como uma atividade interdisciplinar, cuja formação pro­fissional nas suas diversas modalidades (gráfico, moda, produto, digital, etc.), deve ser sem-pre orien­tada por uma visão holística e integradora. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Martiniano Fontoura, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC.  Professor colaborador do PPGDesign da UFPR

Referências

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2000.

CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 2001.

COUTO, Rita Maria de Souza. Movimento interdisciplinar de designers brasileiros em busca de educação avançada. 1997. Tese. (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro, efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.

FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade, um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1999.

GASSET, J. O. Y. Missão da universidade. Porto: Seara Nova, 1946.

INSTITUTO PAULO FREIRE. Inter-transdisciplinaridade e transdiciplinadidade. Disponível em: http://www.inclusao.com.br/projeto_textos_48.htm. Acesso em: 26 maio. 2011.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MORIN, E. A cabeça bem feita. Repensar a reforma repensar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

PETRAGLIA, I. C. Interdisciplinaridade: o cultivo do professor. São Paulo: Pioneira , 1993.

PIAGET, J. Problemas gerais da investigação interdisciplinar e mecanismos comuns. Lisboa: Bertrand, 1973.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Fontoura, A. M. (2011). A interdisciplinaridade e o ensino do Design. Projetica, 2(2), 86–95. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p86

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade