O poder da linha na construção dos sentidos: uma análise a partir dos vários aspectos da cruz

Mariana Oliveira de Carvalho, Rogério Zanetii Gomes

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre a cruz, uma das mais antigas formas criadas pelo homem, e discute seu conhecimento culturalmente produzido na consciência coletiva. Buscou-se verificar quais das suas formas são mais lembradas, investigando que conotação estas exercem sobre as pessoas. O uso de símbolos no design pode ser um ótimo aliado para a geração de sensações nos receptores, sendo boas ou chocantes, entretanto deve-se ter a preocupação de transmiti-las de forma adequada, de modo que não haja ambiguidade.


Palavras-chave


Iconografia; Símbolo; Cultura; Cruz; Tipos de Cruz; Imagem

Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, J. A imagem. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995. 317p

CARRION, W. Design para webdesigners: princípios do design para web. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.167p.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 9ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995. 996p.

CIRLOT, J. E.. A dictionary of symbols. 2ed. London: Routledge, 1990. 419p.

FLUSSER, V. (1920-1991). O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação: Vilém Flusser; organizado por Rafael Cardoso. Tradução Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 224p.

FRUTIGER, A. Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado. Tradução Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 1999.334p.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 2.922p.

HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. Tradução Edmilson O. Conceição, Flávio M. Martins. São Paulo: Nobel, 2002

JUNIOR, Eduardo Neiva. A imagem. São Paulo: Ática, 1986. 93p.

LARAIA, R. de. B. de. (1932). Cultura uni conceito antropológico. 22 ed. Rio de Janeiro: Jorge “Zahar” Ed. 2008. 117p.

LUCCA, G. A cruz e seus simbolismos. Disponível em http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/simbolos/cruz_simbolismos.htm. Acesso em: 24 out. 2010.

LUPTON, E. Novos fundamentos do design: São Paulo: Cosac Naify, 2008, 248p.

MELO, C. H. de. Signofobia. São Paulo: Rosari, 2005, (Coleção Textos Design). 112p.

MOURA, M. Faces do design. São Paulo: Rosari, 2003 (Coleção Textos Design). 146p.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983 (Coleção Primeiros Passos).

SCHNEIDER, B. Design – Uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo: Blucher, 2010. 304p

STOLARSKI, A. Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

VILLAS-BOAS, A. (1963). Identidade e Cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002. 120p.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p146

Direitos autorais 2012 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença 
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.