Moda, cultura e frascos de perfume

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p65

Palavras-chave:

design e cultura, frasco de perfume, design de embalagem

Resumo

Os estudos apresentados neste artigo buscam refletir sobre a relação entre design e cultura presente nos frascos de perfume do século XXI. O objetivo é compreender algumas representações sociais construídas através do design de frascos de perfume após o seu encontro com a moda e as suas relações com a criação de espaços de identificação para os consumidores potenciais. Procurou-se estudar os envoltórios em sua materialidade, o modo como constituem e são constituídos por discursos sócio-culturais, questionando ou reproduzindo estereótipos, convenções sociais e relações de poder. Para isso, recorreu-se à análise da configuração visual, mediada pelas questões sócio-culturais, de duas embalagens de perfume: CH e CH Men, ambas da estilista Carolina Herrera, voltadas, respectivamente, para o público feminino e masculino. As embalagens costumam dar visibilidade a tipos de feminilidades e masculinidades e estilos de vida, que são atravessados por questões de gênero, geracionais e classistas. Os frascos de perfume, assim como outros produtos do design, permitem observar parte da representação da sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Maureen Schaefer França, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestre em Tecnologia pela UTFPR. Professora  da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e do SENAI Curitiba.

Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

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Publicado

2011-12-17

Como Citar

França, M. S., & Queluz, M. L. P. (2011). Moda, cultura e frascos de perfume. Projetica, 2(2), 65–85. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p65

Edição

Seção

Design de Moda

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