Breve introdução à estética relacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p280

Palavras-chave:

Design, Estética, Arte, Contemporaneidade

Resumo

Este artigo busca apresentar e conceituar a arte relacional, cujo objetivo é explorar e redefinir modelos de participação social. Trata-se de uma estética que se transformou em intérprete de um desejo compartilhado de reapropriação da dimensão coletiva, em resposta à progressiva desagregação e dispersão da dimensão social na época contemporânea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nancy Dias da Silva Szaz, Universidade de São Paulo - USP

Especialista em Design de Interiores pelo Centro Universitário Senac

Maria Silvia Barros de Held, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (1990)

Referências

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Lisboa, Edições 70, 1984. (Coleção Signos, vol. 42).

BATTCOCK, Gregory (org.) A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1986.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BISHOP, Claire Huchet. Installation art. A critical history. New York, Routledge, 2005.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

___________________. Pós-produção. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DEBORD, GUY . A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOCK, Gregory. A Nova Arte. 2004.

ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2013.
MICHAUD, Yves. L'Art à l'état gazeux : Essai sur le triomphe de l'esthétique. Paris, Éditions Stock, 2003.

SANTOS, Jair F. dos. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1986.

TAVANI, Elena. Promenade-Debord. Arte “relazionale” in città. in DE LUCA P., (Ed.) Visioni Metropolitane. Milano: Guerini e Associati, 2014, p. 81-103.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

Szaz, N. D. da S., & Held, M. S. B. de. (2021). Breve introdução à estética relacional. Projetica, 12(3), 280–299. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p280

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)