Proposta de metodologia para o aproveitamento de resíduos no design de superfície

Danieli Maehler Nejeliski, Lauren da Cunha Duarte

Resumo


A geração de resíduos sólidos no Brasil aumenta a cada ano. O design de superfície pode ser uma alternativa para o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado a partir destes materiais. O objetivo do trabalho é propor uma metodologia para potencializar o uso de resíduos sólidos no desenvolvimento de projetos de design de superfície. A metodologia é dividida em três etapas: caracterização, otimização e aplicação. A caracterização envolve a definição e a classificação dos resíduos, a especificação das propriedades e dos diferenciais estéticos. A otimização envolve o aproveitamento dos resíduos, a experimentação e o esboço dos módulos. Por fim, a aplicação envolve as especificações técnicas, a produção dos módulos e a aplicação em produtos. O foco desta metodologia é a valorização dos resíduos como matéria-prima, por meio de projetos de superfícies tridimensionais.

Palavras-chave


Resíduos Sólidos; Design de Superfície; Metodologia; Propriedades Sensoriais

Texto completo:

PDF

Referências


ABRELPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2019. São Paulo, SP, 2019. Disponível em https://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/ acesso Dezembro 2019

ASHTON, Elisa Guerra. Design, inovação e sustentabilidade: estudo da reciclagem de produtos multi-materiais poliméricos sem separação prévia. 2017. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

ASHTON, Elisa Guerra. Analysis of footwear development from the design perspective: Reduction in solid waste generation. Strategic Design Research Journal, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 2-8, Jan. 2018.

BACK, Nelson et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri: Manole, 2008.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da república, 2010.

BRIEDE, Carlos Juan; ALARCÓN, Jimena. Estrategias sutentables aplicadas al contexto regional: disseño de tableros de madera y materias primas no convencionales para revestimento decorativo. Interciencia, Caracas, v. 37, n. 12, p. 927-933, Jan. 2012.

BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

CALEGARI, Eliana Paula. Estudo da aplicação de compósitos biodegradáveis à base de biopolímero e fibras de curauá no design de produto. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

CÂNDIDO, Luis; KINDLEIN, Wilson; DEMORI, Renan.; CARLI, Larissa.; MAULER, Raquel.; OLIVEIRA, Ricardo. The recycling cycle of materials as a design Project tool. Journal of Cleaner Production, Amsterdam, v. 19, n. 13, p. 1438-1445, Sept. 2011.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2008.

CARVALHO, Nathalia Alborghetti; RUTSCHILLING, Evelise Anicet. Inovação em metodologia de projeto aplicada ao design de superfície voltado para a moda. Moda Palavra, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 179-194, 2016.

DISCHINGER, Maria do Carmo Torri; KINDLEIN JÚNIOR, Wilson. Metodologia de análise da percepção tátil em diferentes classes de materiais e texturas para aplicação no design de produtos. Design & Tecnologia, [Porto Alegre], v. 1, p. 28-38, set. 2010.

GOMES, Daniel Duarte Townsend de Carvalho. O R em design: a reutilização aplicada ao design. 2011. Dissertação (Mestrado em Design Industrial) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2011.

GUBERT, Marjorie Lemos. Design de interiores: a padronagem como elemento compositivo no ambiente contemporâneo. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

MANZINI, Ezio. A matéria da invenção. Lisboa: Centro Português de Design, 1993.

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos naturais. São Paulo: EDUSP, 2008.

MOL, Iara Aguiar. Superfícies de um lugar: proposição de método de ensino para design de superfície a partir de valores culturais brasileiros. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

OLIVEIRA, Monique Aline Arabites de. Design de superfície: proposta de procedimento metodológico para criação de estampas têxteis com referência em elementos naturais. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

RINALDI, Ricardo Mendonça. A intervenção do design nas superfícies projetadas: processos multifacetados e estudos de caso. 2013. Tese (Doutorado em Design) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho, Bauru, 2013.

RUBIM, Renata. Desenhando a superfície. São Paulo: Editora Rosari, 2010.

RUTSCHILLING, Evelise Anicet. Design de superfície. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

SCHWARTZ, Ada Raquel Doederlein; NEVES, Aniceh Farah; RUTSCHILLING, Evelise. Design de superfície: por uma abordagem geométrica e tridimensional. Educação Gráfica, Bauru, p. 146-163, 2008. Edição especial.

WALTER, Yuri. O conteúdo da forma: subsídios para a seleção de materiais e design. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p13

Direitos autorais 2021 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença 
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.