Aspectos subjetivos no processo comunicativo do design de espaços efêmeros: uma análise do espetáculo “Cão Sem Plumas”

Alessandra Santos Lima da Cunha, Simone Maria Brandão Marques de Abreu, Sebastiana Luiza Bragança Lana

Resumo


A pesquisa tem como objetivo ampliar as discussões acerca do design de espaços efêmeros e dos aspectos subjetivos no espaço. Para alcançar tal meta, foi realizado um estudo de caso da ambientação do espetáculo “Cão Sem Plumas” (2018), da Companhia de Dança Deborah Colker. Como resultado, percebe-se que esse espaço efêmero apresenta linguagens subjetivas capazes de despertar os aspectos sensoriais do humano e transmitir uma mensagem por meio de aspectos intangíveis.

Palavras-chave


Comunicação; Aspectos Subjetivos; Design de Espaços Efêmeros; Cenografia

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Simone Maria Brandão Marques. Aspectos subjetivos relacionados ao Design de Ambientes: um desafio no processo projetual. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. Tradução Ana M. Goldberger. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BRASIL, Ubiratan. Cão sem plumas é o mais brasileiros do trabalho da coreógrafa Deborah Colker. O Estado de São Paulo, São Paulo, 09 jul. 2017. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/teatro-e-danca,caosem-plumas-e-o-mais-brasileiro-dos-trabalhos-da-coreografa-deborahcolker,70001881712. Acesso em: 23 nov. 2018.

CARNIDE, Sara Joana Ferreira. Arquiteturas expositivas efémeras. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2012.

CAVALCANTE, Sílvia; NÓBREGA, Lana M. A . Espaço e lugar. In: CAVALCANTE, Sílvia; ELALI, Gleice A. (org.). Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 182-190.

COHEN, Dominique Raquel. Cenografia para além do teatro. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo, 2007.

DEBORA Colker apresenta “Cão Sem Plumas” neste fim de semana. EsbRASIL, Vitória, 12 mar. 2018. Disponível em: https://esbrasil.com.br/caosem-plumas/. Acesso em: 23 nov. 2018.

DESIGN e Semiótica. Vinícius Romanini. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (14min45). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OIJzlHeoqf8. Acesso em: 23 nov. 2018.

FERNÁNDEZ-GALIANO, L. Espacios Efimeros. Arquitectura Viva, Madrid, n. 141, p. 3, 2011.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp, 2004.

HALL, Edwad T. A dimensão oculta. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.

MAGALHÃES, Renata. Leia crítica da nova peça de Deborah Colker antes da estreia. Veja Rio, Rio de Janeiro, 10 jun. 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/leia-critica-da-nova-peca-de-deborah-colkerantes-da-estreia/. Acesso em: 23 nov. 2018.

MANTOVANI, A. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.

MELIANDE, Clara de Souza Rocha. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

MONTAGU, Ashley. Tocar, o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.

DEBORA Colker apresenta “Cão Sem Plumas” neste fim de semana. EsbRASIL, Vitória, 12 mar. 2018. Disponível em: https://esbrasil.com.br/caosem-plumas/. Acesso em: 23 nov. 2018.

DESIGN e Semiótica. Vinícius Romanini. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (14min45). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OIJzlHeoqf8. Acesso em: 23 nov. 2018.

FERNÁNDEZ-GALIANO, L. Espacios Efimeros. Arquitectura Viva, Madrid, n. 141, p. 3, 2011.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp, 2004.

HALL, Edwad T. A dimensão oculta. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.

MAGALHÃES, Renata. Leia crítica da nova peça de Deborah Colker antes da estreia. Veja Rio, Rio de Janeiro, 10 jun. 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/leia-critica-da-nova-peca-de-deborah-colkerantes-da-estreia/. Acesso em: 23 nov. 2018.

MANTOVANI, A. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.

MELIANDE, Clara de Souza Rocha. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

MONTAGU, Ashley. Tocar, o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p215

Direitos autorais 2021 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença 
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.