Mapeamento de características e diferenciais de sucesso e fracasso em campanhas de financiamento coletivo de jogos modernos

Igor Baranenko, Eduardo Napoleão, Giorgio Gilwan da Silva, Gilson Braviano

Resumo


O financiamento coletivo é uma maneira comunitária de capitalizar diretamente negócios ou projetos pessoais. O objetivo desse artigo é indicar características e diferenciais de sucesso e de fracasso de campanhas de financiamento coletivo de jogos modernos. Através da seleção, coleta e análise dos projetos das campanhas de jogos na plataforma Kickstarter, foi possível traçar um panorama de estudo e avaliar características de campanhas bem e malsucedidas, possibilitando a separação e catalogação de fundamentos responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma campanha, bem como saber utilizar de maneira precisa o fator de recompensas e analisar as vantagens e desvantagens do sistema empregado atualmente pela indústria de jogos modernos. Uma campanha gerenciada adequadamente eleva as chances de alcançar seus objetivos e gera uma base de apoiadores para projetos futuros.

Palavras-chave


Financiamento Coletivo; Sucesso; Design de Jogos; Kickstarter

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p230

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