Estudo de caso da animação Sam’s Story sobre a experiência de pessoas trans

Autores

  • Maria Eduarda Becker Gorges Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Rafael Marques de Albuquerque Universidade do Vale do Itajaí - Univali https://orcid.org/0000-0001-5231-6953

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p327

Palavras-chave:

Animação 2D, Tradigital, Transgênero, LGBTQ , Representatividade, FTM

Resumo

A representação de personagens trans na mídia mostra-se historicamente escassa. Mesmo para autores com intenção de ampliar o espectro de gênero na representação de seus personagens, representar adequadamente personagens trans pode ser desafiador, exigindo pesquisa e reflexão. O presente artigo descreve um estudo de caso sobre uma animação chamada Sam’s Story, que aborda a temática trans, de forma a elucidar pontos de reflexão importantes. O objetivo do artigo é fomentar a reflexão crítica por parte de outros autores que queiram tornar suas obras mais diversas ao representar personagens trans. Foram analisados os cuidados para com um tema sensível como esse, assim como as metáforas utilizadas na animação, a tradução de experiências de vida de pessoas trans em cenas, a mensagem geral da animação e seu conteúdo artístico - visual e sonoro.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Becker Gorges, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Bacharel em Design pela Universidade do Vale do Itajaí

Rafael Marques de Albuquerque, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutor em Educação pela Universidade de Nottingham (Reino Unido). Professor na Universidade do Vale do Itajaí.

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Gorges, M. E. B., & Albuquerque, R. M. de. (2021). Estudo de caso da animação Sam’s Story sobre a experiência de pessoas trans. Projetica, 12(1), 327–348. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p327

Edição

Seção

Design Grafico: Imagem e Mídia